Saiba como escolher a melhor escola infantil para seu filho
Você sabe o que analisar antes de escolher uma escola infantil para seu filho? Confira os principais aspectos para avaliar e garantir um bom ensino
Como o tempo passa rápido. Uma hora a criança é só um bebezinho, em outra, já está pronta para a vida escolar. Matricular a criança na escola infantil é um dos principais momentos do seu desenvolvimento.
E, por ser tão importante, todo cuidado é pouco ao escolher o espaço que vai acolher seu filho. Entre tantas opções, como saber qual é a melhor escola? O que os pais devem levar em consideração?
Pegue papel e caneta e anote essas dicas!
Antes de tudo, entenda a importância da escola de educação infantil
É na escola infantil que a criança começa a dar grandes passos no seu crescimento.
Nos primeiros anos de vida, o cérebro da criança está a todo vapor! Em um ritmo acelerado de desenvolvimento, pronto para receber novos aprendizados que ajudarão no seu convívio em sociedade.
Na educação infantil, o pequeno trabalha o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor, bem como o raciocínio e a habilidade em resolver problemas. Além disso, é muitas vezes o primeiro contato com outras crianças, fortalecendo sua sociabilidade.
Com o acompanhamento pedagógico, esse estímulo é feito gradualmente para avaliar o progresso do pequeno e identificar possíveis transtornos.
O que os pais devem considerar antes de escolher uma escola infantil?
A escolha de uma escola infantil que vai acolher o seu pequeno enquanto você está longe pode parecer difícil.
Calma, não precisa ser uma decisão tão complicada! Mas é necessário um olhar atento a diversos pontos para dar o veredito. Antes de bater o martelo, faça essas perguntas:
- 🏫Ambiente escolar: é amplo e tem uma boa área de lazer? O espaço segue todas as normas de proteção e tem boa infraestrutura?
- 📚Valores pedagógicos: qual é a metodologia da instituição? O que o pequeno vai aprender e quais atividades serão propostas?
- ⏰Turno: você prefere que a criança estude de manhã ou à tarde? Precisa que a criança fique em tempo integral na escola?
- 🔒Segurança: a escola conta com um time de segurança na portaria? Qual é o protocolo de autorização para buscar as crianças? É equipada com câmeras, saídas de emergência e extintores?
- 👪Questões particulares: a escola atende às necessidades particulares do seu filho, caso ele precise? O investimento financeiro cabe no orçamento da família?
Você deu “sim” como resposta em todas essas perguntas? Talvez essa seja a instituição que você procura!
É legal também pedir indicações de escolas para amigos e familiares que sejam mães e pais.
Qual é a melhor idade para colocar o filho na escola infantil?
A apresentação à nova rotina e a separação da criança dos pais (mesmo que por algumas horinhas) podem ser delicadas.
Por isso, o momento ideal para matricular a criança na escola infantil é quando ela já estiver um pouquinho mais independente.
Se o seu filho já consegue comer sozinho, consegue se comunicar com mais clareza, expressando suas necessidades, já é um sinal de que ele está pronto.
Isso não é uma regra, vai da necessidade de cada família, se ela precisa da criança na escola por questões de trabalho, por exemplo.
Entretanto, existe uma idade limite para que a criança não esteja na escola, viu? De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, todas as crianças devem estar matriculadas até os 4 anos de idade.
Entenda os anos da escola infantil, da creche ao ensino fundamental
A escola infantil é dividida em 3 etapas: creche, pré-escola e ensino fundamental Anos Iniciais. Mas qual a idade certa para cada uma dessas fases?
- Creche: para crianças até 3 anos e 11 meses
- Pré-escola: crianças de 4 a 5 anos e 11 meses
- Ensino fundamental - Anos Iniciais: crianças a partir de 6 anos
Após essa primeira etapa da jornada de aprendizado do pequeno, vem o ensino fundamental - Anos Finais.
Durante todo o Ensino Fundamental, as crianças passam por transformações significativas, tanto físicas quanto cognitivas.
A Educação Infantil as prepara para essa nova fase, desenvolvendo todas as habilidades necessárias para seguir voando.
Confira outras escolas extracurriculares para colocar seus filhos
A escola infantil é essencial e vem em primeiro lugar, já sabemos disso. Mas não precisa ser o único meio de aprender. Existem diversas atividades incríveis que valem a pena ser apresentadas à criançada.
Do mesmo modo, as atividades extracurriculares ampliam a visão da criança sobre o mundo, mostrando novas culturas, interesses, além de aumentar o seu conhecimento.
E sabe qual é a melhor parte? São muitas possibilidades! Dentre esportes, idiomas, danças ou até aprimorar habilidades, como aulas de desenho. Sem dúvidas você e o seu filho, juntos, podem encontrar a atividade ideal.
Para escolher, observe quais áreas a criança demonstra mais interesse, converse com ela e apresente algumas opções do que ela pode escolher fazer.
Confira algumas das atividades extracurriculares mais legais:
Escola de luta infantil
As lutas são excelentes atividades para as crianças. Pode ser as artes marciais asiáticas, como karatê, judô e taekwondo, ou até mesmo as da nossa cultura, como a capoeira e o jiu-jitsu.
E não pense que elas incentivam a violência, muito pelo contrário! As aulas de lutas promovem a socialização, interação e o respeito entre os colegas e as regras.
Essas práticas trabalham habilidades psicomotoras e cognitivas, como equilíbrio, agilidade, coordenação motora, lateralidade, percepção e noção espaço-temporal.
Escola de futebol infantil
A paixão nacional pode começar desde a infância, e ela traz diversos benefícios!
O futebol estimula o desenvolvimento psicomotor, a noção de espaço, condicionamento físico, senso estratégico e o trabalho em equipe.
Além disso, é uma oportunidade para a criança se conectar com uma atividade tão amada pela nossa cultura.
Escola de natação infantil
Quem nada é peixe? Que nada, a criançada pode nadar à vontade também!
A natação é um esporte completo, que trabalha o corpo inteiro, principalmente a respiração. É uma atividade indicada para crianças com problemas respiratórios, como a asma, sabia?
Dessa forma, a natação ajuda no desenvolvimento motor, fortalece os músculos e contribui para um sistema imunológico saudável. Saber nadar é uma excelente habilidade para aprender, o que ajuda a prevenir possíveis acidentes.
Escola de balé infantil
Uma linda dança que oferece ensinamentos muito além de "saber dançar".
O balé estimula as crianças a compreender a relação entre a música e o movimento, fortalecendo a memória ao gravar coreografias e a consciência corporal.
Além de ser um excelente exercício físico, que trabalha o corpo inteiro!
Escola de inglês infantil
Você sabia que a infância é o momento ideal para aprender uma nova língua?
Estimular o aprendizado do inglês desde cedo traz muitos benefícios! A atividade trabalha o desenvolvimento cognitivo, a comunicação da criança, estimula a criatividade e a conecta a diversas culturas e ao mundo globalizado.
A escola infantil é apenas o início de uma jornada incrível para uma vida inteira de aprendizado!
Artigos relacionados