
Emmi Pikler: saiba mais sobre a abordagem de brincar livre
Introdução
“Tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma, não apenas é inútil. Também é prejudicial." A frase é da austríaca Emilie Madeleine Reich (1902-1984), mais conhecida como Emmi Pikler, que deixou como legado uma maneira sensível de cuidar de crianças de forma coletiva.
A abordagem da pediatra trabalha o desenvolvimento neuropsicomotor da criança a partir do chamado movimento livre, e é aplicada em muitas creches, escolas, maternidades e abrigos.
Sua visão sobre educação ficou conhecida pela maneira de cuidar das crianças com foco na atenção e na interação. Aqui se destacam a liberação dos movimentos do bebê e a orientação para sua autonomia. Essa perspectiva possibilita que o cuidador entenda a criança e estabeleça um vínculo com ela. A seguir, conheça a abordagem de Emmi Pikler e entenda seu conceito de brincar livre.
Abordagem Emmi Pikler: benefícios na primeiríssima infância
Apesar de o nome mais conhecido ser de Pikler, o mais correto é abordagem Pikler-Lóczy, que é a união dos nomes da pediatra com o de seu instituto, um orfanato situado na rua Lóczy, em Budapeste, que acolhia bebês e crianças pequenas. O objetivo era acolhê-los de forma cuidadosa, em um ambiente coletivo.
Um rigoroso trabalho foi implementado por Emmi Pikler, promovendo de forma visionária um novo paradigma acerca da primeiríssima infância. Dessa forma, a abordagem Pikler é um conjunto de ideias voltadas para a educação de bebês de até 3 anos de idade.
O principal benefício percebido pela abordagem é o desenvolvimento infantil por meio de atividades que incentivam a independência do bebê a partir do movimento livre e autônomo, dentro do tempo e ritmo de cada um.
Baseadas no cuidado e no vínculo afetivo, as práticas podem ser adotadas pelos cuidadores e pelos pais na hora de lidar com a criança.
Início da vida e educação
A importância da educação no início da vida é fundamental para o desenvolvimento saudável e integral das crianças. É nessa fase que ocorrem as principais transformações físicas, cognitivas e emocionais, por isso é essencial proporcionar um ambiente propício para o seu desenvolvimento.
Uma abordagem que se destaca nesse sentido é a abordagem Pikler na Educação Infantil. Essa abordagem, criada pela médica húngara Emmi Pikler, tem como foco principal a construção de uma relação de segurança afetiva entre adulto e criança, além de valorizar o livre brincar.
Os pilares da abordagem Pikler na Educação Infantil incluem a construção de uma relação de confiança e afeto entre criança e adulto, a promoção do livre movimento e brincadeiras autônomas, além da valorização da autonomia e da capacidade de explorar o ambiente.
O livre brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, pois através dele a criança experimenta o mundo, desenvolve suas habilidades motoras, cognitivas e sociais, além de estimular a imaginação e a criatividade.
Além disso, a abordagem Pikler valoriza o respeito à individualidade de cada criança, permitindo que elas sigam seu próprio ritmo de desenvolvimento. A autonomia e a afetividade também são essenciais nesse processo educativo, permitindo que a criança se sinta segura para explorar e desenvolver suas potencialidades.
Abordagem Emmi Pikler benefícios
O resultado dessa abordagem são crianças mais saudáveis, tanto física quanto mentalmente. Com o desenvolvimento espontâneo e natural do bebê, ele ganha autoconfiança e autoconhecimento sobre o próprio corpo e as próprias atitudes.
Dessa forma, ao ter seu tempo de desenvolvimento respeitado, a criança alcança maior domínio sobre as habilidades psicomotoras. Isso pode ser notado durante brincadeiras e atividades que exigem coordenação motora.
Além disso, ao observar o progresso e desenvolvimento das crianças, os pais também se mostram mais engajados com o trabalho desenvolvido no ambiente escolar, pois notam que a abordagem se mostra efetiva.
Importância do movimento livre no desenvolvimento da criança
O movimento livre desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, visto que proporciona oportunidades essenciais para o crescimento físico, cognitivo e emocional. Através do movimento livre, as crianças têm a liberdade de explorar o ambiente ao seu redor, experimentar diferentes formas de movimento e desenvolver habilidades motoras fundamentais.
A autonomia é um dos principais benefícios do movimento livre. Permitir que as crianças se movimentem livremente estimula a independência e a autoconfiança, pois elas aprendem a confiar em suas próprias habilidades e tomar decisões por si mesmas. Isso, por sua vez, contribui para o desenvolvimento da autoestima e da autoestima positiva.
Além disso, o movimento livre também é crucial para o desenvolvimento das habilidades motoras. Quando as crianças se movimentam livremente, elas têm a oportunidade de fortalecer seus músculos, melhorar a coordenação e a destreza, e desenvolver a consciência espacial. Essas habilidades motoras são essenciais para que as crianças possam realizar tarefas do dia a dia, como se vestir, escrever e praticar esportes.
Na educação infantil, o movimento livre é fundamental, pois proporciona um ambiente propício ao aprendizado. As crianças aprendem melhor quando estão ativas e envolvidas em atividades físicas, pois o movimento ajuda a estimular o cérebro e a promover a concentração. Além disso, o movimento livre também contribui para o desenvolvimento social das crianças, pois elas interagem com seus colegas de forma ativa e cooperativa.
As capacidades motoras em bebês e crianças pequenas
As capacidades motoras em bebês e crianças pequenas são desenvolvidas de maneira eficaz com base na abordagem de Pikler. A instituição Pikler é uma abordagem pedagógica que prioriza o respeito pelo desenvolvimento natural da criança e promove espaços e atividades adequados para o aprimoramento das habilidades motoras.
Um dos aspectos essenciais da abordagem de Pikler é fornecer ambientes seguros e livres para que as crianças possam explorar livremente. Isso significa que as instituições Pikler são planejadas de forma a permitir o livre movimento, sem restrições excessivas. Dessa forma, os bebês e as crianças pequenas conseguem experimentar movimentos variados, o que contribui para o desenvolvimento de sua coordenação motora.
Além disso, a oferta de objetos variados também é parte integrante da abordagem de Pikler. Brinquedos e materiais diversos são disponibilizados para que as crianças possam manipulá-los e explorá-los de forma autônoma. Essa autonomia é fundamental para que elas desenvolvam suas habilidades motoras e experimentem diferentes possibilidades de movimento.
A abordagem de Pikler também valoriza os momentos de alimentação, troca de fraldas e banho como oportunidades de aprimorar as capacidades motoras das crianças. Esses momentos são realizados com respeito ao ritmo de cada criança, permitindo que elas tenham autonomia para se alimentar, trocar a fralda e tomar banho.
Em geral, a abordagem de Pikler proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento das capacidades motoras em bebês e crianças pequenas, permitindo que eles explorem, experimentem e desenvolvam sua coordenação motora de forma autônoma.
3 frases de Emmi Pikler para conhecer seu trabalho
A seguir, confira alguns postulados da pediatra austríaca que resumem seu modo de pensar a educação.
- “Enquanto aprende a contorcer o abdômen, rolar, rastejar, sentar, ficar de pé e andar, (o bebê) não apenas está aprendendo aqueles movimentos como também o seu modo de aprendizado. Ele aprende a fazer algo por si próprio, aprende a ser interessado, a tentar, a experimentar. Ele aprende a superar dificuldades.”
- “A prudência e a autoconfiança se desenvolvem se permitirmos que as crianças realizem, gradualmente, uma nova tarefa sem que interfiramos nela.”
- “No início, mãos são tudo para a criança. As mãos são a pessoa, o mundo."
Como a abordagem Emmi Pikler contribui para o ensino infantil?
No contexto da educação infantil, a abordagem pikleriana rompe com a ideia de criança dependente total e passiva dos cuidados e ensinamentos de um adulto.
Para colocá-la em prática, é importante que haja uma qualificação dos profissionais da escola ou creche, para que eles aprendam a lidar com as crianças de acordo com os princípios de Emmi Pikler.
Leituras e treinamentos na própria escola ou por meio de eventos e congressos relacionados à abordagem são algumas maneiras de alcançar essa qualificação.
O espaço físico da escola ou creche também precisa estar devidamente preparado. Nesse sentido, é interessante instalar pisos de madeira e adquirir brinquedos que estejam em sintonia com a abordagem Pikler.
E não podemos nos esquecer do fator humano: o engajamento e atenção do educador ou cuidador ao observar os movimentos e evoluções da criança são parte essencial para o sucesso do método.
A abordagem Pikler é sobre olhar o bebê partir de suas possibilidades e seus limites. Ela ensina pais e educadores a prestar atenção nos detalhes da relação no que diz respeito ao cuidado, autonomia, vínculo afetivo e liberdade.
O desenvolvimento do bebê acontece em função das relações existentes em seu entorno e nas que se criam em um novo ambiente (escola, creche etc.). São relações de confiança e colaboração que, junto ao tempo dedicado ao bebê, estabelecem um forte vínculo.
Atividade autônoma e aprendizagem autodirigida
A atividade autônoma e a aprendizagem autodirigida são práticas fundamentais na abordagem Pikler na Educação Infantil. A atividade autônoma se refere à capacidade da criança de realizar ações e tomar iniciativas sem depender exclusivamente da intervenção do adulto. Já a aprendizagem autodirigida diz respeito à capacidade da criança de conduzir o próprio processo de aprendizagem, seguindo seus interesses e necessidades individuais.
Essas práticas são essenciais na abordagem Pikler, pois promovem o desenvolvimento integral e saudável da criança. Ao permitir que a criança explore e experimente o ambiente de forma independente, ela desenvolve habilidades motoras, cognitivas e emocionais. Além disso, a aprendizagem autodirigida incentiva a curiosidade, a autonomia e a capacidade de resolver problemas, tornando a criança mais confiante e autônoma.
Os pilares da abordagem Pikler também são fundamentais para promover a atividade autônoma e a aprendizagem autodirigida. A construção de segurança afetiva é essencial para que a criança se sinta segura para explorar e experimentar o ambiente de forma independente. O comportamento respeitoso dos adultos, ao interagir com a criança de forma atenciosa e empática, cria um ambiente favorável ao desenvolvimento autônomo. Por fim, o livre brincar proporciona às crianças a oportunidade de aprenderem de forma autodirigida, utilizando sua imaginação e criatividade.
O brincar livre de Emmi Pikler
Outro ponto fundamental da abordagem pikleriana, para além das creches e escolas, é a importância da atividade autônoma do bebê. Ele deve brincar a partir de sua própria iniciativa e se movimentar com liberdade, conquistando por si próprio suas etapas motoras.
É importante garantir que a criança tenha um espaço seguro para brincar livremente. No momento de brincar livre, o adulto deve estar por perto, mas deve intervir o mínimo possível nas atividades dos bebês. A construção da autonomia deve acontecer de forma natural.
O adulto não precisa estimular o bebê. Caso o ambiente esteja bem preparado, é esse espaço que será um convite para que se explore os brinquedos, objetos e outras crianças. Um chão seguro e estável é a base para que ele sinta confiança para, aos poucos, explorar novas posturas.
Brinquedos Emmi Pikler para apresentar às crianças
Para Pikler, o ambiente também é educativo. Assim, é preciso disponibilizar brinquedos que despertem a curiosidade do bebê, promovam descoberta e satisfação sensorial. Num primeiro momento, as principais interações são com o próprio corpo: mãozinhas e pezinhos, além do rosto do adulto. Apertões no nariz, puxadas de cabelo (e nossas reações) fazem parte do aprendizado sobre o mundo.
Depois, o bebê começa a interagir mais com brinquedos. O que se chama de brinquedos piklerianos, na verdade, são materiais que permitem à criança explorar o mundo por ela mesma. Por meio desses brinquedos, ela começa a interagir com os colegas, seja compartilhando, observando ou até eventualmente disputando o brinquedo.
Exemplos de possíveis brinquedos Emmi Pikler:
- bola pequena
- bichinhos de pano ou de pelúcia
- bacias e potes
- tecidos brilhosos
- brinquedos de madeira
Ajudar os filhos a se desenvolverem de forma sadia e madura é uma preocupação constante de mães e pais, ainda mais com tantas teorias e escolas de pensamento, não é? Para quem busca conhecimento e orientação sobre o tema, as ideias de Emmi Pikler são de grande ajuda.
Quem foi Emmi Pikler?
Mas quem foi Emmi Pikler? A biografia da pediatra e teórica ajuda a entender um pouco das suas motivações e inspirações. Emilie Madeleine Reich nasceu em Viena, na Áustria, em 1902. Filha de uma professora e de um artesão, aos 6 anos mudou-se com a família para Budapeste, onde cresceu apenas com o pai depois de 1914, ano em que a mãe faleceu.
O sobrenome mais conhecido da médica veio do casamento com o matemático e professor György Pikler. Juntos, quando tiveram o primeiro filho, permitiram que a criança se desenvolvesse com liberdade e respeitaram seu tempo – princípios da abordagem Pikler.
No contexto da Segunda Guerra Mundial, entre 1936 e 1945, o marido da pediatra foi preso por ser judeu. Nessa época, Emmi era médica de família, e foram seus pacientes e seus familiares que a ajudaram a sobreviver durante o conflito.
Em 1946 ela fundou o orfanato Lóczy (nome da rua onde era localizado), que comandou até 1979. Após uma vida dedicada ao trabalho com o desenvolvimento infantil e a criação de um espaço que se tornou referência no assunto, Emmi Pikler faleceu em 1984.
Referências
Desenvolvimento neuropsicomotor
https://www.fcm.unicamp.br/fcm/neuropediatria-conteudo-didatico/desenvolvimento-neuropsicomotor