
Introdução
Você já ouviu falar em distúrbios do sono infantil? Pois é, problemas de sono não afetam só adultos!
Na maioria das vezes, ajustes de rotina, como gastar energia durante o dia e fazer atividades calmas e sem telas antes de dormir, já permitem regular o sono das crianças.
Mas muitas famílias já tentaram de tudo e, mesmo assim, continuam tendo noites agitadas em casa.
Se uma noite mal dormida já é ruim para nós, com as crianças não seria diferente. Elas precisam desse período de descanso para assimilar o que aprenderam durante o dia, repor as energias e também regular os hormônios (inclusive o do crescimento!).
Alguns distúrbios podem estar atrapalhando esse soninho tão importante. Os mais comuns são a insônia, o bruxismo, o terror noturno, a apneia do sono, os distúrbios respiratórios (como o ronco) e o sonambulismo.Vamos saber um pouco mais sobre o tema? Aqui você vai entender um pouco sobre cada um desses distúrbios.
Mas importante: o artigo não substitui a conversa com o pediatra, combinado? É o profissional de saúde que vai confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento, se for o caso.
Por que o sono é tão importante para as crianças?
Do ponto de vista físico, o sono adequado permite que as crianças cresçam e se desenvolvam de forma saudável. Durante o sono, o corpo produz hormônios essenciais para o crescimento, além de permitir a regulação do metabolismo e a fortificação do sistema imunológico.
Falando de desenvolvimento emocional, uma boa qualidade de sono contribui para a estabilidade emocional das crianças. Durante o sono, o cérebro processa as emoções vivenciadas ao longo do dia, fortalecendo a capacidade de lidar com situações estressantes e promovendo um equilíbrio emocional.
Além disso, o sono adequado impacta diretamente o desenvolvimento social das crianças. Uma boa noite de sono está relacionada a um melhor desempenho acadêmico, comportamento mais adequado e uma maior facilidade de se relacionar e interagir com os outros.
Portanto, garantir que as crianças tenham um sono adequado é fundamental para o seu bem-estar geral. Estabelecer uma rotina de sono consistente, adotando hábitos saudáveis e proporcionando um ambiente tranquilo e propício para dormir são medidas essenciais para promover um sono infantil adequado e benéfico.
Quais são as causas dos distúrbios do sono infantil?
A falta de um ritual de sono, refeições fora do horário ou a ingestão de alimentos muito pesados logo antes de dormir são alguns dos fatores que interferem em um sono de qualidade. Além dessas, algumas possíveis causas de distúrbio do sono infantil incluem:
- Alterações emocionais (medo, ansiedade ou estresse devido a brigas em casa, problemas na escola ou separação dos pais, por exemplo)
- Otites de repetição
- Crises de asma durante a noite ou obstrução das vias respiratórias
- Uso de medicamentos (principalmente se for estimulante, pois pode ocasionar efeitos colaterais que impactam o sono)
- Refluxo
- Falta de rotina organizada e com horários
Quais são os fatores de risco?
A falta de rotina pode prejudicar a qualidade do sono das crianças, uma vez que a ausência de horários definidos para dormir e acordar pode afetar o ritmo circadiano, responsável por regular o ciclo sono-vigília.
Já as alterações emocionais, como o estresse, a ansiedade e a depressão, podem interferir tanto na dificuldade de iniciar o sono quanto em sua manutenção, tornando-o mais fragmentado e menos reparador.
O uso de medicamentos estimulantes, como alguns remédios para hiperatividade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), podem causar insônia e outros distúrbios do sono em crianças.
Conheça os sintomas dos distúrbios do sono infantil
Depois de uma noite de sono ruim, o corpo não trabalha como deveria e não realiza as funções necessárias, comprometendo a rotina diurna da criança. Aí, podem aparecer alguns sintomas comuns dos distúrbios do sono:
- fadiga no dia seguinte
- mudança no humor (principalmente irritabilidade ou desânimo)
- dores de cabeça
- alteração de comportamento e concentração (principalmente durante os estudos e na escola)
Se acontecerem de forma muito frequente, é importante investigar se há outros sintomas associados a cada distúrbio do sono infantil.
Principais distúrbios do sono infantil e seus sintomas
DISTÚRBIO DO SONO | O QUE É | SINTOMAS |
Bruxismo | Bruxismo infantil é o movimento involuntário da mandíbula que provoca o ranger de dentes. Isso envia estímulos ao sistema nervoso, impedindo o cérebro de descansar | |
Apneia do sono | A apneia do sono é um problema que afeta a respiração de algumas crianças durante o sono, obstruindo a passagem do ar por alguns segundos | |
Sonambulismo | O sonambulismo infantil é um transtorno que leva a criança a fazer atividades como se estivesse acordado, mesmo dormindo | |
Terror noturno | Terror noturno infantil são episódios de “pânico” que podem ocorrer nas primeiras horas de sono |
Relação entre o estado emocional e a qualidade do sono
Quando o estado emocional da criança é afetado, a qualidade do sono pode ser comprometida. Crianças que experimentam sentimentos negativos, como ansiedade e tristeza, podem ter dificuldade em adormecer e apresentar distúrbios do sono, como pesadelos e insônia.
A depressão infantil, por exemplo, pode levar a alterações no padrão de sono da criança. Ela pode ter dificuldade em adormecer e acordar frequentemente durante a noite. Além disso, a qualidade do sono pode ser afetada pela presença de pesadelos e terrores noturnos, que são mais comuns em crianças com depressão.
Da mesma forma, o transtorno de ansiedade também pode desencadear insônia em crianças. A ansiedade excessiva pode tornar difícil para a criança relaxar e adormecer. Além disso, a criança pode ter pesadelos relacionados a suas preocupações e medos.
A influência dos distúrbios do sono infantil no desenvolvimento da criança
O maior impacto de um distúrbio do sono é, na realidade, na qualidade de vida: quando o relógio biológico é comprometido, o ciclo circadiano das crianças fica desequilibrado.
Esse ciclo é natural do ser humano e é responsável por ditar o funcionamento fisiológico do corpo durante o dia e a noite. Isso inclui a reposição de hormônios, a absorção de vitaminas e outras reações químicas do organismo. Se o cérebro entende que há um obstáculo no momento do sono, as funções não são cumpridas como deveriam.
Por isso, é tão importante tratar e acompanhar a evolução ou melhora dos sintomas dos distúrbios: eles realmente podem impactar os dias dos nossos pequenos, o desenvolvimento físico, emocional e social (principalmente na escola).
Como tratar os distúrbios do sono infantil?
Para conseguir um diagnóstico e tratamento adequado, é importante consultar um profissional da saúde. Se alguns dos sintomas estiverem aparecendo aí, vale conversar com o pediatra.
Além disso, realizar algumas mudanças na rotina podem contribuir para aliviar a situação:
- Evitar oferecer antes de dormir alimentos que demandam maior tempo de digestão ou que contenham cafeína e açúcar;
- Preferir atividades relaxantes no momento que precede o sono, como uma música calma, a leitura de um livro ou contação de histórias, para a criança não ficar agitada ou ansiosa;
- Propor um banho quentinho antes de dormir! Isso ajuda a tirar a tensão dos músculos e a deixar a criança relaxada, e também serve para aliviar cólicas. Ah, passar um hidratante na pele e realizar uma rápida massagem também proporciona um efeito terapêutico e relaxante.
Dicas para melhorar a qualidade do sono infantil
1. Estabeleça hábitos regulares de sono: Crie uma rotina consistente, definindo horários fixos para dormir e acordar. Isso ajuda a regular o relógio biológico das crianças, tornando mais fácil adormecer e acordar na hora certa.
2. Promova tranquilidade antes de dormir: Crie um ambiente calmo e relaxante antes de dormir. Por exemplo, você pode ler uma história, fazer uma massagem leve ou ouvir música suave. Evite atividades estimulantes, como brincadeiras agitadas ou assistir a programas de televisão agitados.
3. Evite o uso de telas à noite: A exposição à luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e videogames, pode interferir no ciclo natural do sono. Estabeleça um período de "sem tela" antes de dormir, pelo menos uma hora, para ajudar a criança a relaxar e preparar o cérebro para o sono.
4. Opte por refeições leves à noite: Evite alimentos pesados ou ricos em açúcares antes de dormir. Opte por refeições leves e saudáveis, como frutas, iogurtes ou sanduíches. Esses alimentos são mais fáceis de serem digeridos e não causam desconforto durante o sono.
5. Exponha à luz pela manhã: A exposição à luz natural pela manhã ajuda a regular o ritmo circadiano e a produção de melatonina, hormônio que controla o sono. Abra as cortinas do quarto e incentive a criança a passar algum tempo ao ar livre pela manhã.
Referências
A genética dos distúrbios do sono na infância e adolescência
O Sono da Criança e do Adolescente - UM GUIA PARA PAIS E CUIDADORES
https://absono.com.br/wp-content/uploads/2024/01/abs-cartilha-sono-crianca-adolescente-DEZ2023.pdf
Prevalência de distúrbios do sono e fatores associados em crianças de 0 a 3 anos de um bairro do sul do Brasil
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942019000200005
Problemas de sono-vigília em crianças: um estudo da prevalência
https://www.scielo.br/j/pusf/a/V8RMX8P9PxbHdZtMcdfYrkw/?lang=pt
Manejo dos principais distúrbios do sono em pediatria
COMO O SONO IMPACTA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/como-o-sono-impacta-o-desenvolvimento-infantil/