O que é a cólica do lactente?
A cólica do lactente pode ser um grande motivo de preocupação para os pais, porém ela não é uma doença. Na verdade, trata-se de um comportamento caracterizado pelo choro intenso e frequente, com duração prolongada, que ocorre em bebês saudáveis, e pode aparecer quando eles completam de 2 a 3 semanas de vida. É muito comum que esse choro e agitação aconteçam no finalzinho da tarde e início da noite.
Segundo a Dra. Denise Brasileiro, pediatra e nutróloga, a cólica causa um choro alto, agudo, intenso e difícil de consolar, em que os pais fazem de tudo e nada parece fazer o bebê parar de chorar. Com o passar do tempo, é possível que os cuidadores consigam perceber a diferença de um choro causado por cólica de outros tipos de choro, embora isso não seja uma regra.
Como sei se meu bebê está chorando por cólica?
É possível reconhecer algumas características do choro causado pela cólica. Quando o bebê estiver chorando, com face de dor, é normal ocorrer alguns dos sinais a seguir:
- Rosto bem vermelho.
- Corpo muito tenso.
- Mãos fechadas, espremendo as perninhas.
- Abdômen e barriga mais tensos.
- Costas arqueando para trás.
- Eliminação de alguns gases no período em que pára um pouquinho de chorar.
Assista ao vídeo abaixo para saber como identificar esse desconforto no seu filho:
O que eu faço quando meu bebê estiver com cólica?
Quando seu bebê estiver com cólica, orienta a Dra. Denise, vá até seu bebê, pegue ele no colo para tranquilizá-lo, deixando-o em contato com o seu corpo. Nesse momento, o cuidador pode fazer massagem nas costinhas e no abdômen, com movimentos suaves no sentido horário. Recomenda-se também dar um banho morno ou fazer compressa de paninho sobre a barriguinha, mas tendo cuidado com a temperatura.
É muito importante ficar atento ao que não deve ser feito quando o bebê estiver com cólica. Jamais realizar movimentos bruscos de sacudir o bebê, pois eles podem causar alterações cerebrais e, às vezes, por conta da intensidade, até levar a morte do bebê.
Meu bebê está com cólica! Preciso leva-lo ao pediatra?
A pediatra também adverte os cuidadores sobre alguns sinais de alerta, também chamados de sinais vermelhos:
- Febre
- Irritabilidade extrema
- Vômitos
- Prostração
Caso a manifestação de cólica venha acompanhada dos sinais de alerta, deve-se levar o bebê ao consultório pediátrico para que o mesmo seja avaliado por um médico de forma imediata, pois esses sintomas podem sinalizar a presença de alguma doença associada. As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o pediatra do seu filho para obter orientações individualizadas.
Agradecemos a colaboração da Dra. Denise Brasileiro nesta edição do "Pergunte ao Médico":
Artigos relacionados