8 dicas para não terceirizar a criação dos seus filhos
Tenha tempo de qualidade com os seus filhos
Veja as 8 dicas para não terceirizar a criação dos seus filhos
A crescente participação das mulheres no mercado de trabalho levou à necessidade de deixar os filhos sob cuidados de outras pessoas durante esse período. Seja com familiares, babá ou até mesmo em uma creche, essa dinâmica diminui o tempo dos pais com os filhos durante o dia. Muitos pais se sentem culpados por essa ausência momentânea e se perguntam se estão terceirizando a criação e educação dos filhos.
Antes, precisamos falar que não existe uma fórmula mágica na educação de crianças. Por isso, se a sua dinâmica familiar precisa que você deixe o seu filho sob cuidados de outras pessoas enquanto você trabalha, não sinta-se culpada. Para te ajudar a não terceirizar integralmente a criação dos seus filhos, listamos 8 dicas do que você pode fazer. Veja abaixo:
1. Sempre que estiver com o seu filho, busque ter um tempo de qualidade com ele;
2. Converse com a pessoa que vai ficar com o seu filho e peça para que ela respeite os seus valores, religião, etc;
3. Se for colocar em creche, escolha de maneira que ela seja uma extensão de casa;
4. Quando chegar em casa, evite trabalhar. Lembre-se que o seu filho passou o dia esperando por esse momento;
5. Se possível, faça pequenas viagens com a família durante o fim de semana;
6. Vocês podem criar uma tradição familiar ou escolher uma música que seja “de vocês”. Isso ajuda a reforçar os laços afetivos;
7. Não compense falta de tempo com presentes. As memórias que os filhos terão com experiências serão sempre maiores do que com bens materiais. Uma volta no parque, assistir o filme preferido dele e saber cantar as músicas sempre terão espaço na memória e no coração deles;
8. Não seja permissiva por culpa. Isso pode fazer com que o seu filho não tenha limites e senso de responsabilidade, por exemplo.
Quais os possíveis danos de uma terceirização na criação dos seus filhos?
Como já falamos, não sinta-se culpada por deixar o seu filho aos cuidados de outra pessoa enquanto trabalha, mas lembre-se que essa ajuda deve ser intercalada com tempos de qualidade dos pais com os filhos. Terceirizar integralmente a criação dos seus filhos pode trazer alguns danos para ele, como por exemplo:
- Problemas comportamentais;
- Baixa autoestima;
- Falta de limites;
- Pouco vínculo afetivo;
- Sensação de pouco afeto dos pais;
- Falta de autoridade.
Artigos relacionados