Dicas para evitar que seu filho engasgue
Aprenda quais as melhores maneiras de evitar que seu pequeno se engasgue com comida ou objetos estranhos.
Veja dicas para evitar que seu filho engasgue:
A partir de quando as crianças começam a caminhar, controlar cada um dos seus movimentos ou objetos que tocam, se torna praticamente impossível. E a asfixia por introduzir objetos estranhos na boca costuma ser muito comum entre as crianças de 1 a 5 anos de idade.
No entanto, o engasgo é completamente prevenível; basta tirar da sua visão e alcance todo objeto pequeno, e que possa ficar preso em sua garganta. Preste especial atenção nas idades que os brinquedos têm designado e não permita que seu filho brinque com aqueles que sejam para crianças maiores, pois podem conter peças muito pequenas.
A seguir, você encontrará uma lista dos objetos mais comuns e perigosos para as crianças portanto, as mantenha longe de:
- Moedas
- Botões
- Brinquedos com peças pequenas
- Bolinhas de gude ou bolinhas "muito pequenas"
- Bexigas
- Elásticos
- Tampas de caneta
- Baterias de relógio
- Ímãs
- Comida para cachorros
Existem alimentos que, igualmente, podem causar asfixia facilmente. De acordo com seu crescimento e desenvolvimento, as crianças não podem mastigar ou controlar com sua boca alguns alimentos - seja por sua forma ou dureza. Além disso, nesta idade as crianças comem brincando, saindo da sua cadeira e indo de um lado para o outro.
Por isso, é muito importante que esteja perto do seu filho quando ele estiver comendo, lembre a ele que deve mastigar corretamente e seja firme na hora de dizer que deve ficar sentado para comer. As crianças não devem correr, brincar ou fazer movimentos bruscos enquanto tenham comida na boca.
Se o seu pequeno tem menos de 4 anos é importante que você evite dar os seguintes alimentos para evitar uma asfixia:
- Salsichas
- Nozes e sementes
- Frutas secas
- Balas duras
- Pipoca
- Creme de amendoim (em grandes quantidades)
- Pedaços muito grandes de verduras cruas
- Goma de mascar
Apesar de ser uma “criança grande”, lembre-se: ficar atenta com os objetos que ele brinca e sua maneira de comer é a melhor maneira de prevenir um acidente!
Artigos relacionados