A importância do Dia Mundial da Educação!
Comemorado em 24 de janeiro, o Dia Mundial da Educação tem uma grande importância para a promoção do acesso à educação de qualidade para todos.
Celebrado anualmente no dia 24 de janeiro, o Dia Mundial da Educação marca uma data muito importante para refletirmos sobre o caráter fundamental da educação como base do desenvolvimento humano e social da nossa comunidade.
Institucionalizado pela Unesco, o Dia Mundial da Educação nasceu com o objetivo de promover uma consciência global sobre a importância do acesso universal à educação de qualidade, para além da origem, gênero ou condição socioeconômica dos estudantes.
Precisamos sempre reforçar o papel da educação como um direito fundamental do ser humano e uma ferramenta muito poderosa para transformar a sociedade em que vivemos, visando construir um mundo mais justo e inclusivo para todos, reconhecendo os desafios e as melhorias que precisamos ver na educação mundial.
Neste texto, vamos falar mais sobre essa importante data e o seu papel na conscientização sobre a necessidade de investimentos em educação e na redução das desigualdades educacionais ao redor do mundo.
Boa leitura!
Qual é o Dia Mundial da Educação?
O Dia Mundial da Educação é celebrado em duas datas diferentes. A Unesco, definiu a data de 24 de janeiro como a celebração oficial, enquanto a data de 28 de abril foi estipulada por educadores de 164 países.
Apesar da diferença de datas, o Dia Mundial da Educação, em janeiro e abril, reforça a necessidade de garantir o acesso global à educação de qualidade e reconhece a importância da educação para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária.
Por que foi criado o Dia Mundial da Educação?
O Dia Mundial da Educação foi estabelecido pela Unesco em 2012, como uma forma institucional de reconhecer a educação como um direito humano fundamental, e um importante pilar para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade.
A data nos faz refletir sobre a importância de garantir uma educação de qualidade para todos, independente da origem ou condição social, para promover igualdade de oportunidades, fomentar a erradicação da pobreza e possibilitar a melhoria da saúde dos indivíduos.
Contribuindo para sociedades mais justas e pacíficas, a data busca mobilizar esforços de forma coletiva para enfrentarmos os desafios existentes no acesso à educação de qualidade, nos lembrando sobre a importância de investir na educação como garantia do futuro da humanidade.
Iniciativas e campanhas que ocorrem nesse dia
No Dia Mundial da Educação, é comum observarmos iniciativas e campanhas que promovem investimentos na área educacional, visando reverter cenários de queda no número de matrículas, queda nos índices e avaliações de conhecimento, mobilizando a sociedade em torno da educação.
Nessa data, é comum observarmos a prática de ações que ressaltam a importância de fortalecer o compromisso global de garantir educação de qualidade para todos, através de debates, workshops e ações de conscientização para engajar comunidades, governos e organizações internacionais em um diálogo produtivo e global sobre o futuro da educação.
As ações dessa data também buscam aumentar a pressão sobre os governos para que os investimentos em educação sejam prioridade, para fomentar o desenvolvimento social e econômico.
Objetivos mundiais para a Educação
O Dia Mundial da Educação também estimula debates sobre os Objetivos Mundiais para a Educação, que estão inseridos na Agenda 2030 da ONU, um plano global de ação baseado em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abrangem as dimensões social, ambiental e econômica.
Nessa linha, os objetivos para a educação visam garantir a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, promovendo o acesso universal à educação básica e à formação profissional, eliminando as disparidades de gênero e promovendo a igualdade de acesso à educação em todos os níveis.
Os objetivos buscam também garantir que todos adquiram habilidades essenciais, como leitura, matemática e competências digitais, priorizando também a educação para a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, para enfrentar desafios como as mudanças climáticas e desigualdade social.
Os objetivos do Brasil e o Plano Nacional de Educação
No contexto do Brasil, o Plano Nacional de Educação (PNE) define diversos objetivos para a educação brasileira, apontando 10 diretrizes e 20 metas envolvendo desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
No PNE, estão definidas diretrizes que incluem a promoção da equidade, qualidade de ensino e inclusão social, com metas que visam desde a universalização da Educação Infantil até a promoção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), se alinhando com os ODS da ONU, orientando a educação no Brasil e se alinhando com os compromissos globais.
Consequências emocionais e sociais da falta de acesso à educação
O desenvolvimento humano sofre fortes impactos pela falta de acesso à educação, podendo gerar consequências emocionais e sociais profundas nas pessoas, limitando as habilidades essenciais dos indivíduos, e favorecendo cenários de frustração e inadequação na sociedade.
A exclusão que a falta de educação causa, pode envolver as pessoas em uma baixa autoestima, impactando não só um indivíduo, mas toda a comunidade da qual ela faz parte, estimulando ciclos de pobreza e aumento da desigualdade, e consequentemente das taxas de criminalidade e instabilidade social.
Sendo a educação um pilar essencial que transforma vidas, a falta de acesso a ela impede as pessoas de viverem uma cidadania ativa, com oportunidades de uma vida realmente plena e digna.
Iniciativas que promovem ambientes educacionais seguros e acolhedores
Abaixo, vamos listar iniciativas diversas, nacionais e internacionais, que são capazes de promover ambientes educacionais seguros e acolhedores, fundamentais para garantir o aprendizado de qualidade:
- participação da comunidade como chave para transformar o aprendizado;
- programa que integra pais e moradores na elaboração do projeto pedagógico;
- fortalecimento dos laços com a comunidade;
- criação de um espaço de pertencimento;
- abordagens inovadoras;
- educação ambiental;
- projetos interdisciplinares;
- envolver alunos e família em ações práticas em prol da comunidade.
Conclusão
A educação é essencial para o desenvolvimento humano e de toda a sociedade. Tamanha a sua importância, que a Unesco definiu em 2012 uma data para celebrar o Dia Mundial da Educação.
Neste texto conhecemos mais sobre a história e importância dessa data, que nos envolve em reflexões e ações práticas que fortaleçam a luta por uma educação de qualidade garantida a toda a população mundial.
A educação é o único caminho possível para o ser humano adquirir uma vida digna e plena, com oportunidades de crescimento e evolução constantes. Sendo assim, iniciativas diversas adotadas no Dia Mundial da Educação e combinadas com objetivos mundiais da ONU buscam movimentar governos a priorizarem a educação em seus investimentos cada vez mais.
No Brasil, esse mesmo incentivo é fortalecido pelo PNE, que define os objetivos nacionais e orienta as melhorias que precisamos buscar para a educação nacional, e como torná-la universal, de acesso garantido e incentivado para todos os brasileiros.
Artigos relacionados