Por que o DHA é importante no desenvolvimento cerebral das crianças na primeira infância?

Por que o DHA é importante no desenvolvimento cerebral das crianças na primeira infância?

1 a 3 anos
Artigo
Jun 5, 2020
2mins

Você sabia que 85 a 90% do cérebro se desenvolve até os 5 anos de idade?

Veja a importância do DHA no desenvolvimento cerebral das crianças

Você sabia que 85 a 90% do cérebro se desenvolve até os 5 anos de idade2,3? Após a primeira infância1 ele possui praticamente o tamanho do cérebro de um adulto. Nessa fase, no entanto, o cérebro da criança se desenvolve em um ritmo acelerado - gera mais de 3.000 conexões neurais por segundo e é 3x mais ativo que o cérebro de um adulto4. Além disto, você também sabia que cerca de 65% do cérebro é composto por gorduras, sendo o DHA 40% desse total?5

A primeira infância1 é especial para o desenvolvimento dos pequenos, uma verdadeira “janela de oportunidade”. Afinal é durante essa fase que eles aprendem e descobrem o mundo a sua volta, e atividades intelectuais como a linguagem e a memorização são cada vez mais desenvolvidas e exigidas1. Por isso, os estímulos corretos e uma nutrição adequada são essenciais para suportar o seu melhor desenvolvimento6,7.

Este é o motivo da organização mundial da saúde (OMS) recomendar o consumo de DHA na primeira infância1,8. Segundo estudos científicos, ele é um nutriente essencial para apoiar o desenvolvimento do cérebro e da visão dos pequenos, isso porque além de fazer parte da estrutura do nosso cérebro e olhos, o DHA também facilita a comunicação entre os neurônios8-11. O DHA representa sozinho aproximadamente 10% de todo o ácido graxo presente no sistema nervoso central humano (SNC)12. Desta maneira, ele auxilia o desenvolvimento da cognição dos pequenos.

Assim, é fundamental oferecer alimentos que contenham este nutriente durante a primeira infância1,8,9 como peixes de água salgada (salmão, atum, arenque e a sardinha) ou alimentos enriquecidos com altos níveis de DHA.

Referências

1. American Academy of Pediatrics, 2019. Disponível em https://www.healthychildren.org/english/ages-stages/toddler/pages/defau… [atualizado em jul/2021].

2. Uribe CB y Pérez-Pasten LE. Crecimiento y desarrollo I. In: Eternod JDG y Trens GT. Introducción a la pediatría. 7ª ed. Méndez editores: México, D.F., 2006; pp 69-74.

3. Uribe CB y Pérez-Pasten LE. Crecimiento y desarrollo II. In: Eternod JDG y Trens GT. Introducción a la pediatría. 7ª ed. Méndez editores: México, D.F., 2006; pp 75-92.

4. Desarrolo de la Primera Infancia: Um Potente Ecualizador Informe Final para la Comisión sobre los Determinantes Sociales de la Sallud de la OMS 2017.

5. Sanhueza J, Nieto S, Valenzuela A. Docosahexaenoic acid (DHA), brain development, memory and learning: the importance of perinatal supplementation. Rev Chil Nutr. 2004 Ago;31(2):84-92.

6. UNICEF. Unicef’s Programme Guidance For Early Childhood Development, 2017. Disponível em: https://www.unicef.org/earlychildhood/files/FINAL_ECD_Programme_Guidanc… [acessado em 31/03/2020].

7. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. Departamento Científico de Nutrologia, 4ª. ed. São Paulo, 2018.

8. Food and Agriculture Organization of the United Nations (2010). Fats and fatty acids in human nutrition: Report of an expert consultation. FAO Food and Nutrition Paper 91. Rome

9. Almeida CAN, et al. I Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre recomendações de DHA durante gestação, lactação e infância. XVIII Congresso Brasileiro de Nutrologia; 2014. Disponível em: http://abran.org.br/wp/wp-content/uploads/2014/10/2014-Consenso-DHA.pdf

10. Salem N Jr, et al. Mechanisms of action of docosahexaenoic acid in the nervous system. Lipids, 2001. 36:945-59.

11. Martinez M. Tissue levels of polyunsaturated fatty acids during early human development. J Pediatr, 1992. 120: S129-38.

12. Spector AA. Plasma free fatty acid and lipoproteins as sources of polyunsaturated fatty acid for the brain. J Mol Neurosci. 2001 Apr-Jun;16(2-3):159-65; discussion 215-21.

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