Desfralde noturno: 5 dicas para ajudar nesse processo
Para ajudar nessa fase complexa, separamos 5 dicas do que fazer nesse período
Entre os inúmeros desafios da maternidade, o desfralde noturno é um dos processos mais complicados e longos da primeira infância. Ocorrendo geralmente entre os três e quatro anos da criança, essa é a fase em que os pequenos já começam a dar adeus para as fraldas e se acostumam com o penico ou o troninho. De dia, os pais costumam ficar vigilantes a qualquer chamado de xixi ou cocô, mas à noite isso pode ser bem mais complicado e demandar mais tanto dos pais quanto da criança que está desfraldando. Para ajudar nessa fase complexa, separamos 5 dicas do que fazer nesse período e tornar esse processo respeitoso e construtivo.
Veja 5 dicas para o desfralde do seu filho
1. Observe a prontidão do seu filho
Por mais que a idade seja um fator importante, a criança deve estar pronta para o desfralde e não o contrário. Observe se a criança se incomoda ao dormir com a fralda, ou se já acorda com ela seca pela manhã. Esses podem ser alguns dos sinais de que ela já apresenta prontidão para o desfralde noturno.
2. Evite líquidos durante à noite
Para que o desfralde seja efetivo, também é importante ajudar o pequeno a reter menos líquidos durante a noite. Evite que a criança beba qualquer coisa pelo menos 2h antes de se deitar, para que ela consiga conter a bexiga durante a madrugada. Ah! E não esqueça de levá-lo para fazer xixi antes de dormir.
3. Acorde a criança de madrugada
Essa é uma das partes chatas e cansativas do desfralde noturno, mas indispensável. Pelo menos uma vez por noite, é necessário acordar a criança para levá-la ao banheiro e fazer xixi. Ela pode se apresentar um pouco sonolenta, mas não desistir é importante para que ela adquira o costume de se levantar quando sentir vontade de urinar.
4. Prepare-se para os acidentes
Mesmo que todos os passos sejam seguidos, é muito comum que acidentes aconteçam. Por isso, alguns cuidados podem ser tomados para estar preparado para a situação. Encape o colchão com um protetor plástico e mantenha uma muda de roupa ou pijama extra à mão caso a criança se molhe durante a noite.
5. Não tenha pressa
Pode parecer um processo longo e complicado para os pais, mas é ainda mais difícil para as crianças. Entenda que às vezes é natural retroceder e não há problema algum nisso. Se precisar voltar às fraldas em algum momento, tudo bem. Também não puna a criança se ela por acaso fizer xixi na cama: o desfralde deve ser algo respeitoso, lembra? Da mesma forma, nem sempre o desfralde noturno precisa acompanhar o diurno. Tenha calma e paciência consigo mesma e com o pequeno.
Artigos relacionados