Déficit de Atenção e o papel das escolas!
A realidade enfrentada por crianças com déficit de atenção e as dificuldades das famílias em matricular crianças com necessidades especiais!
As crianças que vivem uma realidade com o déficit de atenção, e também as suas famílias, encaram muitas dificuldades e desafios ao longo da sua vida em diversos segmentos, especialmente no ambiente escolar.
Os pequenos que lidam com o déficit de atenção travam uma verdadeira luta para se manterem focados e concentrados, vivenciando situações que dificultam o seu aprendizado e estabelecem algumas barreiras sociais e emocionais para elas ao longo da sua vida.
Pelo lado das famílias, elas encontram uma realidade na qual é difícil garantir aos seus filhos a educação e o apoio adequado para o seu desenvolvimento, uma vez que a inclusão é um desafio da educação brasileira. Isso cria dificuldades para que crianças com deficiência encontrem um espaço seguro, acolhedor e preparado nas escolas para o seu aprendizado.
No texto a seguir, vamos abordar a realidade enfrentada por crianças com déficit de atenção e as dificuldades que muitas famílias encontram ao tentar matricular crianças com necessidades especiais em instituições de ensino, refletindo a falta de preparo e acolhimento das escolas para lidar com essas situações.
Boa leitura!
Como é uma criança com déficit de atenção?
As crianças com déficit de atenção costumam demonstrar dificuldades em atividades que envolvem manter o foco, apresentando constante desatenção nas atividades escolares e nas interações do dia a dia.
O déficit de atenção pode trazer dificuldades significativas para as crianças desenvolverem tarefas simples, que podem comprometer o desempenho escolar e trazer frustrações para a sua vida cotidiana.
A desorganização também é um traço comum dessas crianças, que encontram dificuldade em manter os seus espaços organizados, comprometendo a realização das suas atividades de forma fluida.
No âmbito social, o déficit de atenção compromete a interação da criança com os colegas e o ambiente à sua volta, uma vez que comportamentos impulsivos e a falta de atenção podem envolver a criança em situações desconfortáveis para ela e para os outros.
Vale destacar que o déficit de atenção representa uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal, que afeta o controle de impulsos e a expressão de sentimentos, afetando a criança na sua capacidade de lidar com frustrações e regular suas emoções.
Qual é a diferença entre TDA e TDAH?
Antes de avançarmos na discussão sobre o déficit de atenção, vamos diferenciar dois termos semelhantes que podem causar confusão nas suas definições:
- TDA (Transtorno de Déficit de Atenção): se caracteriza principalmente pela desatenção, podendo se manifestar também na idade adulta, envolvendo dificuldades em manter o foco e a organização.
- TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade): observado principalmente em crianças, envolve sintomas de desatenção, inquietude excessiva e impulsividade, afetando o desempenho escolar e social desde os primeiros anos de vida.
Realidade enfrentada por crianças com déficit de atenção
Crianças com déficit de atenção enfrentam uma realidade desafiadora em todos os segmentos da sua vida.
Na escola, a dificuldade de concentração, de seguir instruções ou até de permanecerem sentadas, prejudica o desempenho acadêmico, além de dificultar a capacidade de socializar com colegas e professores.
A frustração e baixa autoestima também podem fazer parte da vida dessas crianças, que se sentem diferentes ou incapazes pelas suas dificuldades.
Em cenários onde essas crianças não são compreendidas ou apoiadas, os quadros podem se agravar, aumentando o estigma social e as barreiras de desenvolvimento da criança.
Dificuldade em matricular crianças com necessidades especiais
O déficit de atenção representa uma dificuldade também para os pais na busca por incluir os pequenos no ambiente escolar e proporcionar um desenvolvimento saudável para eles.
É frequente encontrar casos onde pais e responsáveis enfrentam muitos desafios para matricular as crianças com déficit de atenção, uma vez que as próprias escolas, muitas vezes, possuem percepções erradas sobre o transtorno, aumentando a estigmatização nessas crianças.
Nesse ponto, é essencial que os pais estejam acompanhados de um diagnóstico correto para favorecer o entendimento sobre o comportamento das crianças, buscando evitar a negligência no tratamento e no suporte educacional.
Mais do que prejudicar a matrícula das crianças, essa visão das instituições escolares promove o isolamento e a incompreensão das crianças com essa condição.
Os estigmas sociais fortalecidos nas crianças com déficit de atenção, pode agravar também problemas mentais como a ansiedade! Saiba mais sobre esse tema no conteúdo que organizamos.
Importância da educação inclusiva
Nesse cenário, precisamos destacar a importância cada vez maior da educação inclusiva como uma ferramenta essencial para promover a igualdade entre todos os alunos, permitindo que as crianças, independente de suas habilidades, tenham acesso a um ambiente educacional acolhedor, que valorize a diversidade e enriqueça o seu aprendizado.
Mais do que garantir acesso ao conhecimento, a educação inclusiva fortalece a empatia, a solidariedade e o respeito entre os alunos e toda a comunidade escolar, trazendo benefícios para toda a sociedade.
Na realidade do aluno, a educação inclusiva é capaz de melhorar o desempenho escolar através da construção de espaços diversificados que incentivam a criatividade e valorizam o pensamento crítico, promovendo o aprendizado de uma forma coletiva.
Conclusão
É cada vez mais comum encontrarmos casos de crianças diagnosticadas com diferentes níveis de déficit de atenção, o que torna necessária a adaptação das escolas e a promoção de políticas públicas, para tornar a educação mais inclusiva.
O déficit de atenção envolve as crianças em uma série de sintomas que prejudicam o seu desenvolvimento, como falta de atenção, desorganização, tédio, inquietude, impulsividade e outros comportamentos que prejudicam o seu desempenho escolar assim como as suas relações interpessoais e a realização de tarefas simples do cotidiano.
Com grandes impactos na vida das crianças, o déficit de atenção representa um estigma social, envolvendo elas em barreiras e falta de oportunidades para o seu crescimento, muitas vezes perpetuadas até pelas escolas, que dificultam a matrícula de crianças com necessidades especiais.
Esse cenário precisa ser encarado com seriedade, uma vez que o acesso à educação de forma inclusiva pode transformar a vida dessas crianças e de toda a sociedade. Assim, é essencial que as escolas estejam preparadas para acolher e promover o desenvolvimento dos estudantes de uma forma global, livre dos estigmas que vemos ser fortalecidos atualmente.
As dicas não substituem uma consulta médica. Procure um profissional de saúde para receber orientações individualizadas.
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