Pai e filhos pequenos brincam desenvolvendo a coordenação motora grossa dentro de casa.

Coordenação motora grossa: atividades para fazer com as crianças

Pré-escolar a escolar
Artigo
Abr 9, 2025
10mins

A coordenação motora grossa possibilita a autonomia das crianças. Confira mais sobre esse tipo de coordenação motora, e atividades para estimulá-lo!

Introdução

Você sabe a diferença entre coordenação motora grossa e fina? Coordenação motora é como chamamos a habilidade de realizar movimentos controlados e organizados.

Quando as crianças aprendem a pegar objetos sem derrubá-los ou levar comida até a boca, por exemplo, estão usando a coordenação motora.

Mas ela se divide entre geral e específica: grossa e fina. Aqui, vamos detalhar a coordenação motora grossa e o que pode ser feito para desenvolvê-la na infância. Vem com a gente!

O que é coordenação motora grossa?

É aquela que envolve grandes músculos, como braços, pernas e pescoço.

É importante desenvolver a coordenação motora grossa desde a primeira infância, e isso é feito pelo fortalecimento desses músculos e pela habilidade em coordená-los.

E muito se engana quem pensa que fortalecer músculos é coisa de adulto na musculação, viu?! Desde que nascem, os bebês deixam os músculos mais fortes ao aprender coisas novas, em cada atividade!

O que a coordenação motora grossa desenvolve?

Em conjunto com outras habilidades, a coordenação motora grossa possibilita as habilidades de sustentar a cabeça, engatinhar, andar, pular, subir escada, chutar bola, entre outras.

Essa capacidade está diretamente relacionada a atividades que possibilitam uma crescente autonomia dos jovens exploradores. Ou seja, são essenciais para o crescimento das crianças.

Quais são as fases da coordenação motora grossa?

Cada idade tem seus próprios aprendizados e avanços na coordenação motora. São exemplos de cada fase:

  • 2/3 meses: virar a cabeça de acordo com os sons
  • 4/5 meses: rolar sozinha
  • 6 a 8 meses: levantar os braços pedindo colo
  • 9 a 11 meses: sentar sem apoio e engatinhar
  • 1-2 anos: andar
  • 3-4 anos: pular
  • 5-6 anos: jogar bola e até andar de bicicleta

Claro, esses são só exemplos! Existem vários outros aprendizados que não citamos aqui.

Por que é importante estimular a coordenação motora da criança?

A coordenação motora é a responsável por coordenar os movimentos físicos da criança, desde os mais simples até os mais complexos, e desempenha um papel importante também no desenvolvimento cognitivo das crianças.

A coordenação motora grossa, diz respeito a movimentos mais amplos das crianças, que exigem força e agilidade, envolvendo movimentos do corpo como um todo, a partir de desenvolvimentos dos braços e pernas. Essa coordenação está relacionada a atividades físicas como corrida, salto, dança e a prática de esportes em geral, que trabalham os músculos e resistência da criança.

No desenvolvimento cognitivo, a coordenação motora grossa se relaciona com a capacidade da criança de desempenhar atividades físicas com equilíbrio e postura, envolvendo planejamento para a realização desses esforços, o que atua diretamente no desenvolvimento do cérebro da criança em habilidades de memória e aprendizagem.

Qual a relação entre a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo infantil?

Através do desenvolvimento físico potencializado pela coordenação motora grossa, as crianças são estimuladas a explorar fisicamente o ambiente à sua volta e interagir com objetos diversos. Esses hábitos são muito benéficos para o desenvolvimento cognitivo da criança como um todo, despertando ela para a criatividade e imaginação.

Além disso, o contato com objetos e a prática de movimentos específicos do corpo, estimulam as crianças para práticas que trabalham a memória, a resolução de problemas, atenção e especialmente a concentração para manter o equilíbrio do corpo ou dos objetos em situações diversas.

Aprendizado e desempenho escolar

A coordenação motora grossa atua diretamente com atividades e práticas que podem facilitar o aprendizado da criança e consequentemente o seu desempenho escolar, como tarefas físicas envolvendo atividades físicas ou operação de objetos.

Como já dissemos antes, o desenvolvimento da coordenação também está relacionado com o desenvolvimento do cérebro e de habilidades cognitivas como memória, atenção e concentração, sendo assim, a prática e evolução da coordenação motora grossa auxilia muito a criança no seu desempenho acadêmico onde essas habilidades são trabalhadas constantemente.

Uma vez que a criança se vê capaz de desempenhar atividades físicas e intelectuais com segurança, ela trabalha também a sua autoconfiança, que tem impactos na própria capacidade de aprendizado da criança, gerando nela um sentimento positivo em relação ao seu próprio desenvolvimento intelectual e físico.

Socialização

Desenvolvendo as suas habilidades físicas a criança se sente mais à vontade para se envolver em práticas que geralmente envolvem um coletivo, como práticas de esportes em grupo ou atividades ao ar livre, interagindo com outras crianças com mais facilidade.

E como a coordenação motora também está relacionada à autoconfiança da criança, pelo seu trabalho cognitivo e o desenvolvimento cerebral proporcionado pela sua evolução, é mais fácil para a criança se dispor a buscar a socialização e interação com outras crianças e pessoas do seu meio, bem como a compreender questões importantes de convívio como compartilhamento, cooperação e respeito.

Desenvolvimento de habilidades emocionais

As atividades coletivas e práticas de esportes nas quais a criança se envolve no desenvolvimento da sua coordenação motora grossa, despertam ela também para as suas próprias emoções.

Ao se envolver nessas atividades, a criança está sujeita a aprendizados como a derrota, o erro, o cansaço ou até mesmo à dificuldade extrema de realizar certos movimentos com a precisão ou desempenho de outras crianças.

Esse cenário leva a criança a sentir emoções novas de estresse, frustração, perda, ansiedade, inveja, que farão parte da sua vida e podem ser já trabalhados logo na infância, para que a criança compreenda os seus gatilhos emocionais e descubra as melhores formas de lidar com os seus sentimentos negativos.

Por outro lado, as atividades físicas também liberam endorfina que traz uma sensação de bem-estar para a criança, sendo muito benéfico para o seu estado emocional.

Quais fatores podem influenciar o desenvolvimento da coordenação motora grossa?

São vários os fatores que afetam o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, desde o seu envolvimento em atividades físicas, até o ambiente em que ela convive a interação com as pessoas à sua volta.

É importante para a criança receber o devido estímulo dos pais para desenvolver as suas próprias capacidades, pais super protetores tendem a realizar as atividades pelas crianças por insegurança ou impaciência com o processo de evolução do seu filho. Assim, a criança acaba não exercitando os seus movimentos e contato com o mundo à sua volta, dificultando o seu desenvolvimento.

Por isso é essencial envolver a criança em atividades ao ar livre, em conjunto com outras crianças, atividades intelectuais que estimulem a operação e movimentação de objetos e a prática física, que além de ser benéfica para uma vida em movimento, coloca a criança para viver situações que trabalham o seu corpo, sua mente e seus sentimentos.

8 atividades de coordenação motora grossa para crianças de várias idades

Como grande parte dos aprendizados infantis, a coordenação motora grossa também precisa de estímulo!

Aqui estão algumas atividades para fazer em casa com seu filho em várias fases:

Coordenação motora grossa para os bebês até 1 ano

Esses são os primeiros estímulos dos pequenos aventureiros!

De barriguinha para baixo!

Essa posição é ótima para estimular os bebês na sustentação da cabeça e fortalecimento das costas.

Por isso, coloque o bebê de barriga para baixo na cama ou em um tapete de brincar. Em seguida, cante para ele ou use um brinquedo com som para estimulá-lo a buscar o estímulo sonoro com a cabeça

Rolando sem parar

O desafio é simples: deitar no tapete de brincar ou na grama, esticar braços e pernas e chegar até o outro ponto rolando o corpo. Haja força na barriguinha e controle dos movimentos, hein?!

Engatinhar com obstáculos

A criança cresceu um pouco e está engatinhando? A dica é incentivá-la a evoluir. Sente na frente dela e a chame para vir até você; ou deixe um brinquedo que ela gosta a uma distância curta, para que ela busque; vale até colocar uma almofada no caminho para que ela escale e ultrapasse!

Coordenação motora grossa para bebês de 1 a 2 anos:

Agora a criança já avançou alguns passos (literalmente), então os estímulos devem acompanhar essa evolução!

Todo mundo ama dançar!

Próxima fase: a criança anda e é hora de ir além. Coloque uma música e dance com ela. Faça movimentos mais “difíceis” (como levantar uma perna só, levantar os dois braços etc.) para incentivá-la a imitar você.

Jogar bola!

Tudo bem que a criança ainda não está pronta para esportes como futebol ou basquete, mas a bola é uma ótima parceira para estimular a coordenação motora. Brinque de jogar um para o outro, e tente jogá-la a certa distância da criança para que ela precise se locomover para alcançá-la!

Coordenação motora grossa a partir dos 3 anos

Às vezes, a evolução da criança parece ser rápida como um pulo, não é? Nessa fase, eles já podem fazer atividades com um pouco mais de complexidade.

Coletando brinquedos

Monte um mini circuito com fita no chão e deixe brinquedos diferentes espalhados ao longo do caminho. A criança deve fazer o caminho se abaixando, pegando o brinquedo, e o levando até um recipiente da sua escolha. Só vale pegar um por vez, para treinar os movimentos!

Quer dificultar um pouco mais? Treine também a concentração, dando desafios diferentes. Por exemplo: quem sabe pegar só os objetos azuis no caminho? Ou só os redondos?

Coordenação motora grossa a partir dos 4 anos:

Lembre-se: é sempre importante criar desafios que correspondam ao nível de desenvolvimento da criança. Atividades simples demais podem ser entediantes, enquanto as complexas demais podem ser frustrantes.

Teia de aranha

Com duas cadeiras ou mesas dispostas em lados opostos, use um barbante para montar uma teia. Enrole o fio em uma cadeira, esticando e prendendo na outra. Lembre de deixá-los na diagonal, para que a criança tenha que desviar deles.

Com a teia pronta, a brincadeira é encontrar a melhor forma de transpor e chegar ao outro lado.

Corrida de saco

Aprender se divertindo deixa tudo ainda melhor. Em casa ou em um parque, use fronhas de travesseiros ou sacos grandes para colocar as duas pernas dentro. O desafio é chegar de um ponto a outro pulando o mais rápido que conseguir.

Coordenação motora grossa a partir dos 5 anos

A partir dos 5 anos, a criança já pode fazer atividades como praticar esportes e andar de bicicleta. O desafio é sempre um ótimo estímulo para ela superar seus limites. Mas é sempre importante que eles sejam apropriados para seu desenvolvimento motor e corporal!

Pé de lata

Você só vai precisar de um barbante e duas latas – as de Ninho são uma boa! Com um prego, você faz um pequeno furo no fundo de cada lata. Em seguida, passa o barbante no furo, amarrando as pontas de modo que uma lata fique conectada à outra.

A criança coloca um pé em cima de cada lata e segura o barbante com as duas mãos para caminhar por aí. Equilíbrio e coordenação de movimentos para chegar onde quiser!

Saiba mais: qual é a diferença entre coordenação motora grossa e fina?

Você já viu que a coordenação motora grossa é a que envolve grandes músculos e movimentos. Mas qual é a coordenação motora fina?

Ela é a responsável por atividades mais delicadas, especialmente as que envolvem a musculatura das mãos. Alguns exemplos são: desenhar, pintar, segurar objetos pequenos, recortar papel, passar uma linha em uma agulha.

Bem perceptível a diferença entre elas, não é?

Como reconhecer problemas de coordenação motora nas crianças?

É importante estar atento às dificuldades de mobilidade e desempenho físico das crianças ao longo do seu desenvolvimento, que podem envolver problemas de coordenação que necessitam de um acompanhamento profissional.

Observe se a criança tem dificuldade em movimentos básicos como pular, caminhar, engatinhar, constante desequilíbrio ou dificuldade de pegar e segurar objetos. Até a escrita pode ser um sinal de alguma questão envolvendo a coordenação motora, então fique atento às letrinhas do seu pequeno e como elas estão se desenvolvendo.

Mas lembre-se: se você desconfia que há algum problema de desenvolvimento no seu filho, não tome atitudes precipitadas ou force ele em situações de dificuldade. Busque sempre a opinião e o conhecimento de um profissional de saúde que pode avaliar o seu filho com todo o cuidado necessário.

O que é o transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC)?

Em alguns casos, a dificuldade da criança em desempenhar certos movimentos pode estar ligada a questões mais complexas como o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Essa condição neurológica afeta os movimentos da criança que envolvem força, equilíbrio ou precisão.

O TDC afeta tanto a coordenação motora grossa quanto a fina, dificultando a coordenação dos músculos e articulações da criança, afetando também a capacidade delas em organizar os movimentos de forma precisa.

Essa dificuldade de executar movimentos pode trazer vários prejuízos para a criança, desde o sedentarismo até dificuldades de socialização, levando ao isolamento e baixa autoestima.

O TDC pode ser sim aliviado para garantir uma qualidade de vida à criança, envolvendo um acompanhamento profissional adequado com um diagnóstico precoce, que visa melhorar a coordenação motora da criança ao longo da sua vida.

As dicas não substituem uma consulta médica. Consulte um profissional de saúde para obter orientações individualizadas.

Referências

ESTUDO DO PERFIL DA COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM PRÉ-ADOLESCENTES
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/9196

Psicomotricidade e a educação física infantil
http://repositorio.unifafibe.com.br:8080/xmlui/handle/123456789/669

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