Conselhos para evitar as birras na hora da comida
Seguindo estas dicas fáceis que preparamos você vai aprender o que deve, e não deve, fazer para prevenir birras e ataques de raiva na hora de comer.
Veja como evitar as birras na hora da comida
As birras são um dos problemas mais comuns nas crianças pequenas de 1 a 5 anos de idade, e a hora de comer costuma ser seu momento favorito para fazê-las. A principal razão é seu forte desejo de independência, que se soma com sua pouca capacidade para controlar suas emoções.
As birras são um componente natural de seu crescimento e desenvolvimento, e que, apesar de ser algo normal durante esta etapa, são algo que você pode prevenir na maioria das vezes. Verifique os seguintes conselhos que a ajudarão a evitar as birras na hora da refeição:
- Muitas vezes, as crianças ficam de mau humor simplesmente porque têm fome - então, uma solução simples, é ter prontos pequenos lanches para que seu filho possa comer algo entre as refeições e não fique esfomeado (e de mau humor) na hora da comida.
- Tenha expectativas reais, as crianças não podem ficar sentadas por longos períodos de tempo, sem alimento em seus pratos e comer sem fazer nenhuma sujeira. Procure sentar seu filho à mesa uma vez que a comida esteja servida e sim, peça a ele que coma de forma mais organizada possível, mas evite passar o tempo inteiro lembrando que abaixe os cotovelos da mesa. É realmente incômodo comer e alguém ficar falando o que está fazendo errado.
- Faça com que a hora da refeição seja um momento prazeroso, aproveitem para conversar sobre coisas divertidas que aconteceram durante o dia ou reconhecer as conquistas que seu filho alcançou ultimamente.
Não se preocupe se seu filho pulou a refeição devido a uma birra, ele não ficará desnutrido: mas, se pouco tempo depois, disser que está com fome:
- Lembre-o que não comeu devido à sua própria decisão.
- Não ofereça lanches pouco saudáveis para satisfazer sua fome.
- Ofereça novamente os alimentos que não quis comer durante a hora da refeição.
Lembre-se: todas as crianças são diferentes, enquanto umas podem fazer grandes e escandalosas birras, outras se negam a comer de forma tranquila e serena. Os métodos que podem funcionar para uma delas nem sempre funcionarão para outras - somente você, que conhece perfeitamente seu filho, saberá qual é a melhor maneira de administrar estas situações.
Artigos relacionados