Como e quando o bebê começa a enxergar
O meu bebê olha para mim com os olhos arregalados e fica olhando fixamente para os objetos. A dúvida é, como realmente ele me enxerga e como vê o ambiente que o cerca? Como posso perceber um problema de visão?
Quando nascem, os bebês exergam de maneira desfocada. É ao longo do desenvolvimento nos primeiros meses de vida que a sua visão vai melhorando até ficar perfeita. Confira as fases em nosso artigo. Boa leitura!
Quando o bebê começa a enxergar?
O seu bebê vê o mundo com os seus pequenos olhos desde que nasce, mas a sua visão está longe de ser perfeita. Os bebês começam a enxergar os adultos após alguns meses. Gradualmente, vai conseguindo distinguir as cores e os detalhes que o rodeiam, mudando significativamente a forma como compreende o mundo!
Um sentido com desenvolvimento gradual do bebê.
Mal saiu da barriga da mamãe e o bebê já consegue ver os pais: mas a sua visão é desfocada, só vê bem os objetos que estão próximos (a uma distância de 30 a 50 cm). As cores estão limitadas às tonalidades de cinza. Após algum tempo, o bebê consegue focar a visão e reconhecer a mãe! Essas primeiras mudanças são inesquecíveis, cheias de emoções, acompanhadas do desejo de conhecerem um ao outro.
A visão do bebê se torna gradualmente mais apurada. Por volta do primeiro mês de vida, ele já consegue seguir um objeto com os olhos. Adora olhar para o rosto da mãe e do pai e começa a notar o tamanho das coisas. A partir de seis semanas, consegue ver o verde e o vermelho. Aos quatro meses, adquire a visão binocular, lhe permitindo compreender a distância. Agora já pode tentar agarrar objetos próximos.
À medida que os meses avançam, o campo de visão vai expandindo, se tornando mais preciso e a percepção das cores se torna mais apurada. Por volta de um ano, o bebê já sabe como coordenar os olhos e os movimentos corporais, o que é essencial para começar a explorar o mundo, mesmo que seja engatinhando!
A partir dos 18 meses, o bebê já percebe os detalhes e a sua visão permite um bom controle do mundo que o rodeia: já consegue reconhecer a família, ver objetos distantes, subir escadas avaliando a altura dos degraus, reconhece os lugares que gosta e os que não gosta também. Rapidamente será capaz de desenhar e colorir aquilo que já vê em detalhes!
Visão - um bem precioso que deve ser cuidado
As crianças sofrem, muitas vezes, de problemas de visão e os pais devem estar atentos. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria, a primeira consulta oftalmológica deve ser feita idealmente no primeiro ano de vida.
Alguns sinais que podem indicar que o bebê tenha problemas de visão: lágrimas, olhos vermelhos, movimentos desajeitados ou, nas crianças mais velhas, dores de cabeça a noite. Se o seu filho (a) manifesta esses sinais, você deve levá-lo a um oftalmologista, pois, nestes casos, quanto mais cedo o problema for tratado, melhor será o seu êxito e menor será o prejuízo para o desenvolvimento futuro, particularmente, no que diz respeito a aprender a ler. Em um número considerável de casos, óculos e exercícios oculares corrigem os problemas.
O estrabismo é um desalinhamento dos eixos oculares, que atinge cerca de 5% das crianças. Esse problema pode se manifestar desde o nascimento ou surgir, gradualmente, até os dois ou três anos de idade. Até aos três meses, os eixos oculares variam pouco. Só mais tarde é que movimentos oculares convergentes ou divergentes – mesmo que pequenos e ocasionais – devem ser considerados como sinais de aviso. Um teste simples, baseado na reflexão da córnea, permite ao médico confirmar ou rejeitar as suspeitas.
Para testar se um olho enxerga melhor do que o outro, faça o seguinte: tape com a mão um olho de cada vez durante alguns segundos. Se a criança chorar sistematicamente quando lhe tapar o olho direito, pode significar que o olho esquerdo não está enxergando bem. Contudo, não se pode tirar conclusões precipitadas, apenas o médico pode fazer um diagnóstico.
No verão deve-se ter cuidados especiais. Os olhos dos pequenos são muito mais sensíveis aos raios solares do que os dos adultos. Assim que chegar o calor, equipe o carrinho do seu bebê com um guarda-sol e assegure-se de que o bebê use chapéu e óculos escuros, com um elevado fator de proteção.
Mas afinal, como observar a evolução da visão de seu pequeno? Se liga nas dicas:
Visão do bebê com 1 mês e meio
- Eles já acompanham com os olhinhos o movimento da cabeça de seus pais.
- Segue os movimentos de um objeto colorido.
Visão do bebê aos 3 meses
- O bebê observa um objeto que está mais distante e tenta alcançá-lo.
- Descobre as mãos. Começa a olhá-las e a brincar com elas.
Visão do bebê aos 4 meses
- Tem percepção de que atividades próximas a ele estão sendo realizadas.
- Sente-se atraído pela televisão, começa a observar além da janela.
Visão do bebê aos 6 meses
- Mostra interesse pelo espelho.
- Fica curioso com novas formas e cores.
Visão do bebê com 1 ano
- Direciona seu olhar para a figura quando ela é mencionada.
- Encontra objetos escondidos.
Buscando por mais dicas para auxiliar no dia a dia com o bebê? No Nestlé Baby and Me você encontra muitos artigos interessantes!
Artigos relacionados