Como ajudar o bebê a dormir melhor
Os bebês adoram dormir, comer e repetir esse ciclo. Certo? Exceto a parte do sono que, às vezes, pode dar trabalho. Não existe uma fórmula mágica, mas tente estas dicas de sono para bebê na lista abaixo e você pode conseguir ajudá-lo a dormir e você pode descansar um pouco também.
Veja como ajudar seu bebê a dormir melhor
- Faça uma rotina de sono do bebê para o dia e para a noite. Deixe luzes e atividades para o dia e luzes reduzidas e banhos à noite. As crianças devem saber o que esperar ao longo do tempo.
- Considere incorporar uma rotina de dormir por volta dos três meses de idade, se ainda não tiver uma estabelecida.
- Atenha-se à rotina de sono do bebê o máximo possível. Por exemplo, comer, tomar banho, livro e cama, na mesma ordem, todas as noites. Para obter mais ideias, leia as nossas principais dicas para uma boa rotina de sono do bebê.
- Deixe as brincadeiras barulhentas e divertidas para o dia.
- Tente não estimular o bebê demais à noite. Fale com a voz suave e faça menos contato visual durante o horário de dormir à noite. Mesmo se o bebê acordar para brincar.
- Tente não andar na ponta dos pés perto de bebê dormindo. Embora diferenciar o dia e a noite possa ser útil, o silêncio na casa pode transformá-lo em alguém de sono leve quando ele for para qualquer lugar para cochilar.
- Tente fazer o bebê se acostumar a cochilar ainda novo. Eles têm alguns anos de cochilo à frente, portanto, será melhor se eles se acostumarem um pouco com o fluxo.
- Tente usar ruído branco. Dizem que esse tipo de ruído faz com que o bebê se lembre do útero e, assim, o ajudam a relaxar. Pesquise por aplicativos ou vá direto ao YouTube.
- Cuidado com certas ajudas para o sono. O balanço pode funcionar agora, mas em pouco tempo eles vão ficar muito mais pesados e podem esperar isso todas as noites.
- Tente retirar aos poucos o tempo de balanço antes de estabelecer uma associação com o sono. Passe do balanço para uns tapinhas ritmados e um “shhh” para dormir. Assim que essa tática funcionar, da próxima vez diminua o número de tapinhas e "shhhs". Aos poucos, você conseguirá colocar o bebê no berço e se afastar com essa abordagem gradual. É uma chance para o bebê se aprender a se acalmar.
- Aprenda a reconhecer os sinais de sonolência do bebê. Se ele estiver bocejando, se espreguiçando ou esfregando olhos e ouvidos, provavelmente é uma boa hora para tentar dormir.
- Tente cortinas blackout para dormir à noite.
- Entenda que cada bebê é diferente. O que funciona para um, pode não funcionar para outros.
- Converse com alguém se as coisas ficarem muito difíceis. Lembre-se que até mesmo você tem um limite.
- Converse com um médico se a falta de sono se tornar um problema.
- Tente e divida as refeições com o seu parceiro ou peça para um amigo ou parente para te ajudar, de forma que você não fique sempre levantando à noite.
- Pondere a necessidade de uma cuidadora ou babá à noite, se você precisar de algum descanso e não tiver outro apoio.
- Lembre-se de que, eventualmente, o seu bebê dormirá durante a noite - há luz no fim do túnel.
Artigos relacionados