Como colocar coletor de urina infantil?
Um guia prático e detalhado indicando como colocar o coletor de urina em crianças que ainda usam fraldas.
Quando os pais se deparam com a necessidade de utilizar um coletor de urina infantil, especialmente nos casos em que os filhos ainda usam fraldas, eles podem encontrar alguns desafios e dúvidas sobre como utilizar essa ferramenta da forma apropriada e não prejudicar a criança.
O coletor de urina é muito importante para a realização de exames urológicos em crianças, e com as orientações corretas, os pais conseguem colocar esse coletor de maneira prática e confortável para os pequenos.
No texto a seguir, vamos trazer um guia prático e detalhado para pais que precisam colocar o coletor de urina infantil, especialmente em crianças que ainda usam fraldas.
Boa leitura!
O que é o coletor de urina?
Projetado para possibilitar a coleta segura, higiênica, eficaz e confortável da urina das crianças em todas as idades, o coletor de urina infantil é um dispositivo com um tamanho ideal para se adaptar a diferentes tipos de corpos, possuindo uma fita adesiva antialérgica que permite a fixação segura, evitando vazamentos e garantindo a tranquilidade dos pais.
O coletor é fabricado em um material leve e atóxico, visando a segurança das crianças, e possui uma capacidade de até 100ml, permitindo a coleta adequada sem transbordamentos, facilitando diagnósticos e o monitoramento da saúde infantil.
Como colocar o coletor de urina na criança?
Vamos organizar abaixo um passo a passo com as práticas mais indicadas para garantir que o coletor de urina infantil seja colocado de forma segura e eficaz, preservando a integridade da amostra e a saúde da criança:
- Comece levando bem as mãos;
- Faça a higienização adequada da genitália da criança com água e sabão neutro;
- Retire o papel protetor do adesivo do coletor;
- Posicione a abertura do coletor sobre a área genital de forma alinhada. No caso das meninas, colocar na região da uretra. No caso dos meninos, colocar o órgão genital dentro do coletor;
- Fixe o coletor com a fita adesiva fornecida sem apertar demais;
- A parte excedente do coletor pode ser colocada para trás, ainda em contato com a pele da criança;
- Coloque a fralda e aguarde uma hora para verificar;
- Depois de a criança fazer xixi, desencape a parte inferior do coletor para que a urina escorra para o recipiente de coleta;
- Verifique se todo o volume foi recolhido e feche o coletor cuidadosamente;
- Realize a higienização das mãos e descarte as luvas de maneira apropriada.
Qual a posição correta do coletor?
O coletor de urina infantil deve ser colocado na posição vertical e posicionado corretamente na área genital da criança, garantindo que o orifício do coletor esteja centralizado para captar adequadamente a urina.O coletor deve ser fixado na pele da criança utilizando a fita adesiva antialérgica, garantindo segurança e conforto para a criança, e a fixação do coletor no lugar correto durante o uso.
Quanto tempo pode ficar com coletor de urina infantil?
O uso do coletor de urina infantil deve ser mantido apenas durante o período necessário para a coleta completa da urina, sendo descartado logo após esse uso.Não é recomendado manter o coletor fixado por um período maior do que uma hora, podendo causar desconforto na criança uma vez que o coletor não é projetado para longos períodos de uso.Caso a criança não tenha urinado neste período de uma hora, é preciso remover o coletor e fazer todo o procedimento desde o início.
Conclusão
O coletor de urina infantil é um grande aliado dos pais em casos nos quais a criança precisa realizar um exame urológico, garantindo tanto o conforto e bem-estar dos pequenos quanto a tranquilidade dos pais e o sucesso da coleta de forma adequada para a eficácia do exame.Apesar de poder ser visto como um grande desafio em um primeiro momento, colocar o coletor de urina pode ser bem tranquilo uma vez que os passos corretos sejam seguidos.Como apontamos no texto, a colocação deve seguir etapas específicas de preparação, posicionamento, verificação do adesivo, coleta e descarte para garantir o conforto da criança, a higiene dos pais e o sucesso do exame.
Artigos relacionados