Colar de âmbar: para que serve e quais as precauções
Conheça o colar de âmbar e veja porquê ele é usado por muitos bebês
O colar de âmbar é feito de contas amareladas de âmbar báltico, um mineral original da região da Lituânia. Esse mineral é rico em ácido succínico, conhecido principalmente pelo seu efeito antiinflamatório e analgésico em casos de cólica e de dentes nascendo. Mas, para obter os benefícios do mineral, saiba que ele precisa ser de âmbar legítimo, extraído da Lituânia e precisa ficar em contato com a pele do bebê - por isso são em forma de colar ou tornozeleira.
Veja abaixo o guia que preparamos sobre o acessório, quais as precauções e todos os benefícios que o colar de âmbar proporciona ao bebê
Colar de âmbar: quais são os benefícios?
Cólicas e dente nascendo são os principais motivos de desconforto dos bebês e o colar de âmbar tem propriedades que amenizam a dor e acalmam a criança. Além disso, ele é conhecido por ser:
- Calmante natural;
- Antiinflamatório;
- Analgésico e antiséptico;
- Fortalecedor do sistema imunológico;
- Antioxidante.
Colar de âmbar para bebê: quais são as precauções
Apesar de não ter estudos que comprovem a sua eficácia, o seu uso não é recriminado se os pais prestarem atenção em alguns detalhes. Por ser um cordão com contas pequenas, o risco de arrebentar e a criança engolir ou inserir em orifícios como nariz e ouvidos é bem alto. Por isso, muitos pais optam pelo uso da tornozeleira no lugar do colar. Além das contas presas em um fio que pode arrebentar, o uso de colares, independente do material, não é indicado por pediatras. Isso porque o bebê pode prender em algum lugar, puxar e acabar se asfixiando.
Por isso, quem quer testar uma opção natural para aliviar as dores, precisa tomar cuidado com a qualidade do fio para evitar que arrebente, evitar que a criança durma com o colar e não deixar o bebê sem a supervisão de um responsável. Para os pais que preferem tentar alternativas naturais antes de dar remédio para o filho, preparamos uma listinha com algumas dicas que pode diminuir o desconforto do bebê em algumas situações. Veja abaixo!
Bebê com cólica: massagear a barriguinha com as mãos aquecidas ou colocar uma bolsa de água morna no local ajuda a relaxar os músculos e traz conforto ao bebê;
Bebê com dentes nascendo: além de sempre deixar um mordedor macio com ele, que tal deixar alguns minutos na geladeira? O geladinho proporciona um alívio maior no incômodo.
Artigos relacionados