
Cereais Infantis Engordam?
Os chamados cereais infantis são utilizados para a alimentação das crianças porque eliminam os componentes de digestão mais difíceis
Veja se os cereais infantis engordam crianças
Os chamados cereais infantis são utilizados para a alimentação das crianças porque eliminam os componentes de digestão mais difíceis, como fitatos, que são componentes vegetais que atrapalham a absorção de alguns nutrientes importantes, como, por exemplo, o ferro e o zinco. Por este motivo, os cereais infantis são especialmente elaborados para as crianças e enriquecidos de nutrientes adequados, como o ferro, vitamina C e zinco. Alguns cereais infantis, além de serem importantes na complementação de vitaminas e minerais, apresentam ainda em sua constituição probióticos que são micro-organismos vivos e contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal, trazendo efeitos benéficos à saúde.
Os processos industriais a que são submetidos os cereais infantis, os deixam já parcialmente digeridos para os pequenos estômagos das crianças. O cereal fica mais adocicado tendo uma melhor aceitabilidade.
Existe uma preocupação pelo fato de os cereais infantis poderem engordar as crianças. Nesta fase, o gasto de energia delas é maior, devido ao ritmo acelerado de crescimento e se ofertarmos a quantidade adequada e estabelecida pelo pediatra não teremos nenhum problema e sim benefícios. Deve-se, no entanto, oferecer na forma de mingau para agregar maior valor nutricional. Não deve ser utilizado para ”engrossar” as mamadeiras. Deve ser dado com colher, em uma tigela, como uma refeição.