
32 brincadeiras de educação infantil para crianças de 5 anos
Vamos colocar as crianças para brincar? Confira dicas de brincadeiras dentro e fora de casa direcionadas para os pequenos de 5 anos!
Importância das brincadeiras no desenvolvimento infantil
Desde a primeira infância, as brincadeiras e os jogos têm papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Não são só momentos de diversão, mas também oportunidades preciosas para aprender e crescer. As brincadeiras ajudam as crianças a desenvolver habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais de maneira natural e eficaz.
Jean Piaget, um dos principais teóricos do desenvolvimento infantil, enfatiza em sua obra “A formação do símbolo na criança”, a importância dos jogos como uma ferramenta para construir o conhecimento. Para Piaget, o brincar é uma atividade motivadora, que permite às crianças explorarem o mundo ao seu redor, experimentarem diferentes papéis e assimilarem novos conceitos.
Brincar é parte da natureza humana, e as atividades lúdicas ajudam a criança a aprender e a fixar novos conhecimentos.
O papel dos jogos no desenvolvimento cognitivo
O desenvolvimento cognitivo é um dos quatro pilares do desenvolvimento infantil. Durante esta fase, as crianças desenvolvem mais as suas habilidades mentais, como memória, atenção, linguagem, raciocínio e resolução de problemas.
É um momento onde as atividades influenciam diretamente a maneira como as crianças percebem, pensam e interagem com o mundo ao seu redor.
O brincar tem um papel muito importante nesse processo, e dá oportunidade para as crianças exercitarem e aprimorarem suas habilidades intelectuais de forma divertida e envolvente.
No livro “A formação social da mente”, o psicólogo Lev Vygotsky destaca que, enquanto jogam, as crianças são capazes de experimentar papéis sociais e criar cenários imaginários. Para ele, o jogo simbólico é importantíssimo para o desenvolvimento das funções cognitivas superiores, como a imaginação e a resolução de problemas.
Aqui vale um grande destaque para o famoso “brincar de faz de conta”, onde a imaginação tem passe livre para viajar o quanto quiser!
Desenvolvimento de habilidades motoras por meio de brincadeiras
O desenvolvimento motor é o processo pelo qual as crianças adquirem habilidades físicas e de movimento ao longo do seu crescimento. Isso inclui marcos importantes como engatinhar, andar, correr, pular, lançar e pegar objetos, etc.
Durante os primeiros anos de vida, o desenvolvimento motor está muito ligado ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança.
Quanto mais crescem, mais exploram seu ambiente e interagem com o mundo ao seu redor, desenvolvendo as habilidades físicas que as permitem participar de atividades, brincadeiras e tarefas diárias de forma cada vez mais independente e habilidosa.
Aos 5 anos, a maioria das crianças costumam dominar atividades como correr, pular, subir e descer escadas, chutar e lançar bola com mais precisão, e se equilibrar. Elas demonstram coordenação e habilidade física cada vez mais refinadas.
No parquinho, é comum que elas se aventurem em brinquedos mais desafiadores, como escorregadores e balanços mais altos. Durante o brincar, também aprimoram sua motricidade fina, aumentando as habilidades de manipulação de objetos, como empilhar blocos, desenhar figuras mais complexas e recortar com mais precisão.
São pequenas conquistas, que não só promovem a independência física da criança, mas também contribuem para aumentar sua autoconfiança e autoestima, à medida que se sentem capazes de enfrentar novos desafios.
Importância das atividades de motricidade grossa
O conjunto de habilidades motoras que envolvem grandes grupos musculares e movimentos amplos do corpo é o que chamamos de motricidade ampla (ou grossa). Isso inclui várias atividades como correr, pular, escalar, saltar e equilibrar-se, que exigem coordenação e controle muscular em larga escala.
Para crianças de cinco anos de idade, é especialmente importante oferecer atividades que estimulem o desenvolvimento motor amplo, e dar a elas a oportunidade de explorar seu ambiente e experimentar uma variedade de movimentos.
À medida que essas habilidades se desenvolvem, as crianças se tornam mais capazes de se locomover, participar de jogos e esportes, e realizar tarefas diárias com mais confiança e habilidade.
A dica aqui é optar por atividades ao ar livre, seja em parques, praias, praças, quadras de esportes e ginásios. Nessa idade, as crianças adoram correr, subir e descer, e não é só por preferência, mas também porque precisam suprir a necessidade de movimento que o corpo pede.
Jogos ao ar livre, como pega-pega, esconde-esconde, e brincadeiras com bola, são excelentes opções para promover o desenvolvimento físico, estimular a motricidade ampla e garantir a diversão ao mesmo tempo.
Além disso, essas atividades estimulam a socialização e o contato com a natureza, contribuindo para o bem-estar emocional das crianças.
Brincadeiras para fazer em grupo aos 5 anos
Aos 5 anos, as crianças já frequentam a escola regularmente e convivem mais com seus pares. Mesmo com a frequência escolar, é importante manter os pequenos em atividades lúdicas, com as quais eles aprendam a partir de brincadeiras.
Além do mais, aos 5 anos eles ainda não têm a capacidade de ficar sentados em sala de aula recebendo conteúdo o dia inteiro. Por isso, tanto no período escolar quanto nos momentos em casa, é importante investir no livre brincar e nas brincadeiras direcionadas e estruturadas. Assim, eles aprendem mais, se desenvolvem e conquistam suas habilidades!
O contato com a natureza é primordial para todos, principalmente para crianças na primeira infância. Por isso, pais e professores devem incentivar brincadeiras ao ar livre, em contato com o verde, terra e areia.
Brincadeiras que usam bastante o corpo e a imaginação ajudam no desenvolvimento do físico e do cognitivo durante a educação infantil. Vamos conhecer algumas delas?
1) Caça ao tesouro
Essa é uma brincadeira antiga e muito querida por crianças de 5 anos. Envolve raciocínio lógico e habilidades motoras, físicas, cognitivas e manuais.
Como eles ainda estão em fase de pré-alfabetização, vale desenhar pistas ao invés de escrever e usar algumas letras para identificação. As crianças usam o trabalho em equipe para chegar ao prêmio e se divertem na competição.
2) Esconde-esconde
Esconde-esconde é uma brincadeira em grupo que trabalha o individual. A busca pelo esconderijo, a percepção de quando se pode correr para o pique, a movimentação do corpo: tudo é trabalhado. Dá para brincar em casa, na escola e até na rua.
Criança brincando de esconde-esconde, contando encostado numa árvore, enquanto outra criança corre para se esconder
3) Quente ou frio
Um pouco parecido com a caça ao tesouro, no quente ou frio você venda os olhos de uma criança e pede para ela procurar algum objeto ou lugar. Se ela está se aproximando, você grita “quente”. Se está longe, “frio”. Ela trabalha o raciocínio, a percepção e alguns sentidos como o tato.
4) Vivo ou morto
Mais uma brincadeira para educação infantil aos 5 anos que vem do tempo dos pais! Vivo ou morto é um jogo divertido, dinâmico e que pode ser feito em qualquer lugar.
Uma criança ou adulto fala os comandos, enquanto os outros obedecem. Quando se fala “vivo”, fica em pé. “Morto”, agacha. A brincadeira consiste em alternar os comandos, falar rápido, devagar e surpreender os participantes. Quem erra, sai do jogo. Trabalha percepção, atenção e habilidades motoras.
5) O chão é lava
Essa brincadeira não era muito comum no Brasil e se tornou febre recentemente entre a criançada. Delimita-se um espaço no qual as crianças podem pisar, subir ou do qual devem fugir. Por exemplo, não pode pisar no chão, mas pode subir nas cadeiras.
Então, alguém grita “o chão é lava” e todo mundo só pode andar pisando nas cadeiras e precisa fugir do chão. Se cair ou pisar, está fora do jogo!
6) Corrida do Saci
Corrida do Saci é uma brincadeira indígena muito popular entre os Kalapalo, do Alto Xingu, no Pará. É um jogo de apostar corrida com um pé só! Basta colocar as crianças em uma linha de largada, desenhar uma linha de chegada e quem for mais longe, vence. Mas não pode colocar os dois pés no chão – quem fizer isso, está desclassificado! Quanto maior o espaço, mais a criança trabalha a força e o equilíbrio.
Brincadeiras para educação física aos 5 anos
Para trabalhar toda a parte física e motora das crianças, listamos agora algumas brincadeiras para educação física infantil aos 5 anos. Elas envolvem raciocínio, atenção e mexem muito com as habilidades motoras!
7) Bobinho
Bobinho é uma brincadeira que pode ser feita com pelo menos três crianças. Uma fica no meio tentando pegar a bola, que é jogada entre os outros participantes. O objetivo deles é jogar a bola entre si, sem que o “bobinho” consiga pegar. Se ele conseguir, quem perdeu a bola vira o bobinho da vez.
Pode ser feita com a bola jogada com as mãos ou com os pés. Não tem bola? Podem ser outros objetos, como uma peteca. Trabalha a atenção - para acertar a bola para o colega e conseguir tirar dos outros, concentração e habilidades motoras. Além da coordenação, para não perder a bola ou conseguir ganhá-la!
8) Pega-pega
Pega-pega é uma brincadeira antiga e bem dinâmica. Ao contrário do esconde-esconde, em que há um pique e as crianças precisam procurar um esconderijo, o pega-pega muda mais rápido.
Uma criança é eleita o pegador, enquanto as outras fogem dela. Caso alguém seja pego, vira o pegador da vez e assim por diante. É uma brincadeira que gasta muita energia e prende a atenção. Além disso, trabalha o senso de direção e agilidade das crianças.
9) Corre, cotia
Nessa brincadeira, as crianças ficam em roda, de olhos fechados, enquanto uma delas está de pé, em volta da roda e coloca um objeto atrás de um dos participantes. Quando terminam de cantar a música “Corre, cotia, na casa da tia…”, as crianças procuram se o objeto está atrás delas.
A criança que encontrar a bola atrás de si precisa correr atrás do participante que estava em pé, enquanto este tenta sentar no lugar que ficou vago na roda. Se ele conseguir, permanece sentado enquanto a nova criança gira em torno da roda. A brincadeira trabalha coordenação, equilíbrio, raciocínio, rapidez, atenção e confiança!
10) Vampiro, vampirão
As crianças ficam em linha de um lado, enquanto um participante fica em frente, de costas. Elas cantam “Vampiro, vampirão, que horas são?”. A criança ou adulto que é o vampiro diz um número, e os outros participantes devem dar os passos referentes ao número.
Se o “vampiro” diz ser meia-noite, as crianças devem correr de volta para a linha sem serem pegas por ele. O objetivo é conseguir dar passos o suficiente até chegar ao outro lado do local em que estão. A brincadeira trabalha raciocínio, rapidez e atenção.
11) Pula-corda
Pular corda é um exercício ótimo tanto para crianças quanto para adultos. Ela trabalha inúmeras habilidades motoras e na infância pode se tornar uma brincadeira com o auxílio de músicas e desafios.
Pode-se pular com os dois pés, com os pés alternados ou com um pé só. Além disso, é possível brincar cruzando a corda ou com alguém batendo a corda enquanto a criança pula. Cada desafio se torna uma nova brincadeira e trabalha habilidades físicas.
12) Corrida com bola
Outra brincadeira para educação física infantil aos 5 anos, a corrida com bola pode ser feita de diferentes formas: pode ser com uma bola pequena ou grande, a criança pode correr chutando a bola, quicando-a, jogando-a para cima, são inúmeras possibilidades!
Garoto jogando de futebol bola para cima
13) Equilibrista
A brincadeira de equilibrista pode ser feita tanto com uma linha desenhada no chão quanto com linhas da rua ou quadra, com corda ou pequenas muretas (desde que não ofereçam risco e haja a supervisão de um adulto). A brincadeira trabalha o equilíbrio e consiste em atravessar aquele determinado trajeto sem cair.
Brincadeiras para educação infantil aos 5 anos para coordenação motora
Algumas brincadeiras para educação infantil aos 5 anos ajudam a trabalhar a coordenação motora! Veja algumas dela para fazer em casa ou sugerir na escola:
14) Autorretrato
Fazer um autorretrato em tamanho original pode ser uma ótima experiência! Pode ser feito com giz, no chão, em um papel kraft ou algum outro espaço desse tipo.
A criança pode contornar o corpo do amigo com giz e depois cada um se desenha no próprio contorno. Além de trabalhar coordenação e percepção, incentiva o trabalho em grupo!
15) Pintura com os dedos
É uma brincadeira divertida que encanta muito os pequenos! Eles adoram uma bagunça! Aos 5 anos, o legal é pedir para que a criança se mantenha nas linhas do desenho. Assim, trabalha-se toda a coordenação e percepção de espaço.
Mão de criança colorindo um papel com tinta
16) Circuito de obstáculos
Não chega a ser uma corrida, mas pode-se fazer todo um trajeto para as crianças seguirem com alguns obstáculos sensoriais no caminho. É uma brincadeira legal para fazer com caixas de papelão, pneus, bambolês e outros objetos que podem ser usados como obstáculos com inúmeros jeitos de serem transpassados.
17) Pique-bandeira
Uma brincadeira em grupo que consiste em conquistar a bandeira do adversário e voltar para o seu lado da quadra, sem ser pego. Trabalho em equipe que utiliza muito o raciocínio lógico, a confiança e a coordenação motora grossa.
18) Terra-mar
Terra-mar é uma brincadeira africana bem legal para trabalhar a coordenação das crianças! Basta riscar uma linha reta no chão: de um lado, é a terra e do outro, o mar. Todas as crianças começam do lado terra. Ao falar “mar”, deve-se saltar ao mesmo tempo para o lado mar. Ao falar “terra”, elas voltam para terra. Quem pular errado, sai da brincadeira. Quem ficar por último, vence.
Brincadeiras de rua para educação infantil aos 5 anos
Para aqueles que têm mais espaço, existem brincadeiras de rua para a educação infantil aos 5 anos legais de serem feitas com amigos. Elas não exigem muito material ou preparo. Podem ser brincadas na porta de casa, na quadra do condomínio, na rua, na escola!
19) Amarelinha
Amarelinha é uma brincadeira bem simples e antiga. Desenha-se no chão os quadrados da amarelinha, com números de 1 a 10. O participante joga uma pedrinha de número em número, com cuidado para não pisar na casa em que está o objeto e depois pula até o final.
O objetivo é jogar a pedra até chegar no número 10. A brincadeira trabalha equilíbrio, coordenação motora, conhecimento de números e força.
20) Queimada
É um jogo em equipe em que se trabalha concentração e força física, além de habilidades com a bola. O objetivo é jogar a bola nos participantes do time adversário, até conseguir atingir todos. Quem é “queimado”, sai do campo. Ganha a equipe que acertar todos os outros participantes.
21) Futebol
Futebol é uma brincadeira antiga, plenamente conhecida e que pode ser jogada em qualquer lugar, inclusive na rua! Trabalha habilidades manuais, rapidez, raciocínio, força física e trabalho em equipe.
22) Siga o mestre
Nessa brincadeira, uma criança é “o mestre” e as outras seguem tudo o que ele faz. Imita as ações, os passos, vai para o mesmo lugar. É uma brincadeira de “sombra”. Trabalha bastante a atenção e percepção do outro!
Brincadeiras em casa para educação infantil aos 5 anos
Para divertir e trabalhar o desenvolvimento das crianças em família, existem brincadeiras em casa para educação infantil aos 5 anos que podem ser feitas. Vejam algumas das sugestões e coloquem os pequenos para brincar!
23) Caixa sensorial
Muito utilizado na educação montessoriana, a caixa sensorial pode ser adaptada e uma brincadeira divertida para crianças de 5 anos.
Sabe aquelas brincadeiras de programa de auditório de televisão para adivinhar o que tem dentro da caixa? É possível fazer algo parecido em casa.
Coloque massinhas, slime, objetos de diferentes tamanhos e texturas e chame a criança para adivinhar o que tem dentro! A brincadeira trabalha o tato, habilidades manuais, percepção, raciocínio.
24) Gato mia
Nessa brincadeira é preciso apenas um quarto escuro! Uma criança procura, enquanto as outras se escondem. Toda vez que ela falar “gato mia”, os participantes devem miar.
Assim, a criança que está procurando no escuro tem mais percepção de onde os outros estão escondidos! É uma brincadeira divertida para trabalhar atenção, habilidades auditivas, tato e ajuda a perder o medo de escuro!
25) Cabana
É uma brincadeira simples e muito querida entre as crianças. Não é preciso muito. Um lençol em duas cadeiras, em cima da cama, embaixo da mesa. Com diferentes objetos de casa é possível construir uma barraca ou uma cabana, e a partir daí é deixar a imaginação fluir!
26) Sombras
Mais uma vez, se trabalha o manual e se perde o medo do escuro! Um cômodo escuro e uma lanterna são o bastante para essa brincadeira. A ideia é fazer diferentes formas com as mãos e os outros têm que adivinhar o que está na sombra!
Brincadeiras antigas para educação infantil aos 5 anos
Algumas brincadeiras que eram famosas na infância dos pais e mães das crianças podem ser adaptadas e apresentadas para elas! Veja agora uma lista de brincadeiras antigas para educação infantil aos 5 anos!
27) Corrida de sacos
Brincadeira muito comum nas festas dos anos 80 e 90, a corrida de sacos consiste em chegar ao outro lado do espaço… pulando dentro de um saco! Simples assim! Trabalha o equilíbrio, força, corrida e coordenação motora. E gera muitas risadas com os pequenos acidentes de percurso!
28) Corrida com colher
Outra brincadeira antiga para educação infantil aos 5 anos é a corrida com colher. Coloca-se um objeto em uma colher e a criança precisa atravessar um espaço, segurando a colher e sem deixar o objeto cair.
Trabalha equilíbrio, raciocínio e paciência. Porque toda vez que o objeto cai, é preciso colocar de volta na colher e recomeçar o trajeto!
29) Dança das cadeiras
As cadeiras são dispostas em roda e uma música toca. Enquanto isso, os participantes dançam em volta das cadeiras. Quando a música para, é preciso sentar em uma. Mas não tem cadeira o suficiente para todo mundo!
Quem não conseguir sentar, sai da brincadeira. Ela termina quando tem uma única cadeira disputada entre duas pessoas. É uma brincadeira em grupo divertida, que mexe muito com o raciocínio ao tentar sempre estar próximo de uma cadeira para não perder!
30) Estátua
Outra brincadeira com música. Nessa, quando ela para, a criança precisa fazer uma estátua e não pode se mexer. Quem se mexe, sai da brincadeira.
31) Batata quente
Em roda, as crianças passam um objeto que seria a “batata” de uma mão para a outra. Quando a música termina, quem ficou com a “batata” na mão, é eliminado. Trabalha rapidez, raciocínio e percepção.
32) Pedra, papel e tesoura
Uma brincadeira antiga muito querida pelos pequenos de cinco anos. Trabalha o raciocínio lógico, habilidades motora, criatividade e atenção!
Jogos de construção de equipes e cooperação
Além dos jogos competitivos, existem brincadeiras que são ideais para que as crianças aprimorem suas habilidades sociais, onde, ao invés de competirem umas com as outras, devem trabalhar juntas para atingir um objetivo em comum.
Brincadeiras que envolvem regras e competições também ajudam no desenvolvimento de habilidades sociais, como cooperação, comunicação e resolução de conflitos, enquanto as crianças aprendem a interagir com os outros de forma positiva e respeitosa. Confira a lista:
Corrida de revezamento
Essa é uma brincadeira que pode ser feita ao ar livre. As crianças podem formar uma fila indiana, enquanto você define a linha de largada e a de chegada. Marque o chão com giz ou fita para definir o trajeto.
Use uma palavra para dar o sinal, e então o primeiro corredor deve chegar até o fim, pegar um objeto como um lenço, por exemplo, e retornar para o início, entregando o objeto para o próximo participante continuar o revezamento até que todas as crianças tenham completado a corrida.
Jogo da colher em revezamento
Essa atividade é feita do mesmo jeito que a corrida de revezamento. A diferença é que aqui cada criança recebe uma colher com um objeto nela, podendo ser uma bolinha ou qualquer objeto que possa ficar na colher, e o objetivo é que todas completem o percurso ida e volta.
Aqui a dica é fazer um trajeto mais curto que a outra corrida, para que o foco seja manter o objeto na colher.
Gincana com obstáculos
Nessa brincadeira, vários objetos grandes podem ser usados para que as crianças trabalhem a coordenação, percepção do espaço e cooperação. Crie obstáculos com caixas, tecidos, elásticos, cordas e até móveis.
O objetivo pode ser todas as crianças passarem por todos os obstáculos ou cada criança passar por um obstáculo diferente, levando a equipe a completar a gincana. É importante assegurar que os objetos sejam seguros para todos.
Túnel humano
Muito feita em Festas Juninas, o túnel humano é um jogo muito divertido e fácil de fazer.
As crianças devem se dividir em pares, e, uma de frente para a outra, elas levantam os braços e encostam as mãos. As duplas devem passar por baixo de todas as outras, sem soltar as mãos, até que todos passem.
Referências
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007
Dias, A e Oiticica, C.M. (2014) Piaget, J. A. Formação do símbolo na criança. Imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro, LTC (original 1964).
Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Cartilha Jogos e brincadeiras das culturas populares. 2019. https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/CartilhaCrianc…