Birras? Por que fazem parte do seu desenvolvimento?
Saiba como podem superar esta fase.
O momento mais temido chegou: a primeira birra do seu bebê. Sabemos que você já ouviu muitas experiências de outras mães, e leu conselhos diferentes de todos os lados; mas nos deixe dizer que assim como seu pequeno é único na hora de comer, também é no quesito comportamento.
Não devemos esquecer que cada criança é diferente e que funciona para uns pode ser que não funcione para outros, e isso não deve ser um problema, ao contrário, são momentos que lhe permitem conhecer mais ainda seu filho, de tal forma que vai chegar o dia em que você vai saber exatamente o que fazer.
Por que eles fazem birra?
Seu pequeno já não é mais um bebê e começa a se expressar com algumas palavras ou expressões que te ajudam a entender o que precisa, quando diz “etc” e aponta seu dedinho polegar, está indicando que quer leite ou que tem fome. Este tipo de necessidades é fácil de entender e atender, no entanto, com as emoções as coisas funcionam diferente.
Comecemos por dizer que seu filho não sabe o que são as emoções, portanto não sabe expressá-las de forma adequada e muito menos controlá-las. As birras costumam começar entre os 12 e os 18 meses de idade, e se intensificam entre os 2 e 3 anos; uma vez passada esta idade é muito provável que saiba expressar suas emoções com palavras.
Então, se o seu pequeno se sente frustrado, zangado ou triste a única forma que encontra de se expressar é através dos choros, gritos e esperneio. Muitas situações podem causar estas emoções ao seu pequeno, como quando:
- Não entendem o que você está dizendo ou perguntando
- As pessoas não o entendem
- Não sabe como dizer o que precisa ou sente
- Não sabe resolver um problema por si mesmo
- Tem fome
- Está cansado
- Está ansioso ou incômodo
- Está estressado por alguma mudança no ambiente familiar
- Tem ciúmes de outras crianças
O que posso fazer para evitar isso?
Vai ser muito difícil você conseguir evitar todas as birras, pois, como já vimos, é uma fase normal do seu desenvolvimento que ambos devem aprender a superar juntos. No entanto, os seguintes conselhos podem ajudar:
- Quando seu filho apresentar alguma das emoções ensine-o como se chamam, por exemplo: “Sim, sei que você está zangado. Venha que te dou um abraço.” Assim, é mais provável que nas próximas ocasiões saiba te dizer o que sente.
- Estabeleça limites claros, mas também não se esqueça que não é perfeito. Explique o porquê das regras e não as mude. É menos provável que as crianças com regras fixas façam birras, do que aquelas que as mudam constantemente.
- Mantenha sua rotina diária intacta o máximo que puder, assim, ele saberá o que esperar.
- Evite situações que possam frustrar seu pequeno, como usar brinquedos fora de sua idade.
- Sempre carregue lanches saudáveis e adequados para crianças da sua idade, caso tenha fome e não estejam em casa.
- Assegure-se que seu pequeno durma o suficiente durante a noite e durante as sonecas.
Sabemos que para você também não é fácil, então procure sempre tirar alguns segundos para respirar e tentar se acalmar antes de se aproximar do seu pequeno que está fazendo birra. Pense como tudo é uma etapa que logo passará, que você o está ajudando a moldar seu caráter e que com seu amor e abraços o superarão facilmente.
Artigos relacionados