Parabéns! O seu bebê de 6 meses já deixou a fase de recém nascido e entra em uma nova fase de desenvolvimento. Ele já começa a cada dia mais se conectar com o mundo e querer participar de todos os momentos em família! Os músculos dele estão mais desenvolvidos e ele já sustenta o peso da cabeça e começa a ficar sentado sem apoios, mesmo que por pouco tempo. Essa fase - assim como todas as outras - são únicas e devem ser aproveitadas integralmente pelas mamães e papais. Veja abaixo o que esperar de novidade no desenvolvimento do seu bebê.
O que esperar do desenvolvimento de bebê de 6 meses?
Com 6 meses o bebê já pode começar a ingerir outros alimentos, como cereais, proteínas, frutas, vegetais e leguminosas. Essa rotina pode ser complementada com o leite materno e, claro, sempre de acordo com as coordenadas de um pediatra.
O sono do bebê de 6 meses
O sono do bebê já evolui também e passa a durar aproximadamente 14 horas por dia (já contando com as 2 a 3 horas divididas em 2 ou 3 sonecas durante o dia). Mas é importante observar que a tendência é de que o bebê durma um pouco menos ao longo do dia. Pois agora ele fica mais animado para interagir com seus pais e outras pessoas à sua volta.
No período noturno, o sono do bebê tende a ser prolongado: de 9 a 11 horas. Alguns podem sentir certa dificuldade para descansar por longos períodos. Neste caso, aqui temos algumas dicas preciosas para fazer o bebê dormir sozinho.
O que um bebê de 6 meses faz
O bebê também já começa a sentar sem apoio. Primeiro usando as mãos e braços para se manter na posição e depois apenas com a força abdominal para sustentar o corpo. Caso o seu bebê ainda não tenha mostrado essa maturidade, você pode incentivar que ele fique nessa posição usando almofadas nas laterais para que ele não tombe. Os bebês também já rolam quando estão deitados e, por isso, o cuidado deve ser redobrado. Não os deixe sem supervisão em camas e sofás.
Além do desenvolvimento físico e motor, com 6 meses, os bebês passam de um estado mais passivo a uma atitude mais ativa em casa, com os pais e conhecidos. Eles começam a interagir bastante com os pais e pessoas da casa, emitem barulhos para chamar as pessoas para perto com sons de vogais como “aaaa”, “eeeee”, entre outras mudanças. Por outro lado, podem estranhar pessoas que não conhecem e chorar quando não percebem os pais por perto. Nessa idade, eles também reconhecem inúmeros objetos e se reconhecem no espelho. Essa é, inclusive, uma das brincadeiras preferidas dessa idade.
Dicas de brincadeiras para o desenvolvimento infantil do bebê de 6 meses
- Colocar o bebê mais tempo sentado, mesmo que apoiado em almofadas. As almofadas de amamentação são muito úteis para essa fase também, já que ajudam no desenvolvimento motor do bebê;
- Incentivar o bebê a passar o brinquedo de uma mão para a outra;
- Brincar de esconder algum brinquedo: aquela clássica brincadeira de colocar o brinquedo atrás e depois mostrar pra ele;
- Brincar de mostrar e esconder em um espelho (só deixe na mão dos bebês os espelhos que não têm risco de quebrar. Existem brinquedos próprios para isso. Outra dica é aderir à decoração montessoriana, que incentiva o uso de espelhos apoiados no chão e na altura dos bebês;
- Brincar de pula pula com o bebê: a clássica brincadeira, na qual você segura o bebê pelas axilas, ajuda no desenvolvimento físico infantil;
- Que tal contar histórias fazendo caretas? Eles amam!
Brinquedos para bebês de 6 meses
Os bebês de 6 meses gostam muito de explorar o ambiente de maneira sensorial: já começam a segurar objetos e a analisar tudo à sua volta, por isso escolher brinquedos coloridos, com formatos estimulantes e, principalmente seguros para os pequenos é fundamental para estimular as brincadeiras.
Chocalhos para bebês
Chocalhos são uma ótima opção de brinquedo para bebês de 6 meses, pois oferecem todos os estímulos que a criança aprecia Nessa fase da vida: são coloridos, com formas geométricas variadas, emitem sons diferentes quando são chacoalhados, estimulando o movimento com as mãos e auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora. Possuem texturas variadas e podem ser levados à boca em segurança: uma verdadeira explosão de estímulos.
Brinquedos para banho
O momento do banho também pode ser muito divertido para os bebês de 6 meses. Dos clássicos patinhos de borracha, aos livrinhos para banho e outros tipos de brinquedo próprios para usar em ambientes molhados são perfeitos para estimular os pequenos.
Brinquedos sensoriais
Brinquedos com coloridos, com texturas e formatos diferentes são ótimos desenvolver a cognição do bebê. Podem ser conjuntos de blocos para empilhar, brinquedos de encaixar, que possam ser manipulados e observados pelos bebês com segurança são perfeitos.
Mesas e centros de atividades para bebês
Os centros de atividades e mesas interativas para bebês são uma ótima alternativa para estimular a coordenação motora, as habilidades sensoriais e a cognição dos pequenos enquanto eles permanecem deitados ou sentados. Eles podem explorar as formas e texturas dos objetos, as suas cores e materiais de maneira autônoma e Segura.
Papinhas para bebês de 6 meses
Aos seis meses de idade o bebê chega à fase da introdução alimentar e começa a ter contato com os primeiros alimentos além do leite materno. E nesse momento, nesse momento, papinhas nutritivas, saudáveis e com sabores e texturas diferentes são importantes para aprimorar o desenvolvimento do bebê de 6 meses. Separamos ideias maravilhosas de receitas de papinhas para bebês em um e-book exclusivo. Não deixe de conferir!
Ebook: Receitas de Papinhas para Bebês de 6 meses
Ainda tem alguma dúvida sobre o desenvolvimento do bebê? No Nestlé Baby and Me você encontra outras dicas de como cuidar do seu filho!
Artigos relacionados