Bebê com Síndrome de Down: quais são as características
Conheça as características dos bebês com Síndrome de Down de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Em vários aspectos, as crianças com síndrome de Down são muito parecidas com as demais, mas elas têm as suas particularidades. É preciso, ao logo de toda a infância, realizar um acompanhamento diferenciado com os médicos, e ter atenção especial ao seu desenvolvimento.
Isso porque a criança também pode ter alguns problemas de saúde que exigem cuidados extras. Tais dificuldades podem estar relacionadas à síndrome.
Diante disso, o Nestlé Baby&Me explica o que é a Síndrome de Down, suas características e como pode ser feito o diagnóstico.
Boa leitura!
O que é Síndrome de Down
A Síndrome de Down é uma anomalia cromossômica em que o indivíduo apresenta três cromossomos 22. A condição é uma das mais comuns em humanos e é a principal causa de deficiência intelectual na população.
Em 2020, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um documento com atualização das diretrizes de atenção à saúde de pessoas com Síndrome de Down (SD). De acordo com o documento, o diagnóstico clínico é baseado nas características físicas do indivíduo.
“Quanto mais características específicas da SD forem identificadas, aumenta a segurança do diagnóstico clínico”, diz o documento.
Quais são as características fenotípicas da Síndrome de Down?
O estudo publicado pela SBP aponta as características dos bebês com Síndrome de Down, com imagens. A criança possui fendas palpebrais para cima, base nasal plana (telecanto), boca e nariz pequenos e micrognatia.
Entre outros sinais do fenótipo listados pelo documento, estão:
- Braquicefalia
- Fontanelas amplas
- Orelhas pequenas
- Orelhas baixo implantadas
- Inclinação palpebral para cima
- Telecanto
- Epicanto
- Ponte nasal achatada
- Hipoplasia de face média
- Sinofris
- Protusão da língua
- Pele redundante na nuca
- Braquidactilia
- Cabelos finos e lisos
- Prega única palmar
- Clinodactilia do quinto quirodáctilo
- Prega única de flexão do quinto quirodáctilo
- Espaço alargado entre o 1º/2º pododáctilos
- Sulco na área halucal
- Hipotonia muscular e/ou frouxidão ligamentar
- PIG e/ou Baixa Estatura
- Atraso global do DNPM ou Deficiência Intelectual
- Sopro cardíaco/cardiopatia
Como é feito o diagnóstico de bebês com Síndrome de Down
O diagnóstico pode ser feito antes ou após o nascimento. Durante a gestação, o obstetra pode observar indicativos que o feto apresente a síndrome durante a ultrassonografia, mas ainda não é possível confirmar.
A SBP reforça que, em caso de suspeita Síndrome de Down, deve-se sempre solicitar o exame confirmatório pelo estudo citogenético (cariótipo).
Saiba mais sobre cuidados relacionados ao desenvolvimento infantil
O Nestlé Baby&Me tem uma série de conteúdos voltados ao desenvolvimento infantil, com dicas e recomendações dos profissionais da área da saúde. Acesse já!
Artigos relacionados