Desenvolvimento infantil: sabia que o bebê de 1 ano já tem raciocínio lógico?
O primeiro ano do bebê é muito importante, pois é nessa fase que a criança passa a compreender melhor o mundo e aprimorar seu raciocínio lógico.
No primeiro ano do bebê ocorre um salto de desenvolvimento, pois é nessa fase que a criança passa a compreender melhor o mundo e aprimorar seu raciocínio lógico.
Primeiramente, você pode se perguntar: o que é um salto de desenvolvimento? Vale então diferenciar os conceitos de “saltos de desenvolvimento do bebê” e “pico de crescimento”, pois, embora sejam parecidos, são mudanças distintas e que demandam cuidados diferentes.
Os bebês estão em constante crescimento, mas há períodos em que o aumento de tamanho e peso acontecem de forma mais acelerada. Esse é o chamado pico de crescimento, que diz respeito apenas à parte física da criança.
Agora, quando o bebê está aprendendo novas habilidades, significa que está passando por um salto de desenvolvimento! Normalmente, eles são acompanhados de algumas mudanças comportamentais, que podem até trazer desconfortos para os pequenos. Afinal, apesar de normais, essas alterações podem trazer sentimentos e sensações inéditas para eles.
O desenvolvimento infantil é algo que deve ser acompanhado de perto, principalmente pelo pediatra, que analisa os primeiros degraus a partir de um índice, chamado curva de desenvolvimento. O primeiro ano do bebê é muito importante, pois é nessa fase que a criança passa a compreender melhor o mundo e aprimorar seu raciocínio lógico. Para acompanhar e calcular melhor o desenvolvimento do seu pequeno, entenda como funciona o desenvolvimento infantil nessa idade e quais as principais conquistas dessa fase tão importante na vida do bebê.
Formando palavras: as primeiras comunicações e o raciocínio lógico
Sabe aqueles pequenos sons e grunhidos característicos do seu bebê? Nessa idade, ele passa a dar adeus a essas comunicações e começa a ensaiar novas palavras e com o tempo, até mesmo pequenas frases. Os tão esperados “mamã” e “papá” podem surgir nessa fase, e agora ele vai começar a indicar com palavras as próprias vontades: fome, colo etc. Ele também já entende ordens e é capaz de pedir ajuda. Apesar do vocabulário reduzido, as crianças de um ano já possuem uma capacidade cognitiva ampliada. Elas são capazes de reconhecer objetos e indicá-los, fazem relações entre si e já têm noções de espaço e conseguem identificar o que é maior e o que é menor.
Conhecendo o mundo
Com 1 ano de idade, a criança está mais sociável e preparada para conhecer o mundo: os primeiros passos, que já estão surgindo, podem virar rapidamente pequenas corridas, escaladas pelos lugares e deslocamentos mais rápidos pelos lugares, o que pode deixar os pais de cabelo em pé! As risadas também são mais comuns nessa etapa: o bebê gosta de mostrar o que sabe, como mandar beijos e fazer “charme”, bater palmas e aprecia quando alguém se interessa pelas suas pequenas ações.
Brincando e aprendendo
Quando o assunto é brincadeira, eles adoram brincar de jogar tudo no chão! Apesar da bagunça, eles também adoram empilhar. Brinquedos como blocos de montar e bolas são boas opções para oferecer a crianças de 1 ano. Eles também amam jogar objetos para alguém e pegar de volta, como a bola.
E o sono, como fica?
Uma das maiores ansiedades das mães e pais é saber quando a rotina de sono dos filhos vai ser finalmente ajustada. Como estão acontecendo muitas mudanças com o bebê nessa idade, pode ser difícil para ele pegar no sono e finalmente adormecer. Para que isso aconteça com maior facilidade, é preciso preparar o ambiente: dar a mamada da noite já em local tranquilo, de preferência mais escuro, sem distrações como televisão ou celular e sem barulhos próximos.
Quer saber mais? Leia sobre a importância do vínculo materno e do tempo de qualidade no desenvolvimento infantil. Lembre-se que as orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Artigos relacionados