Menina brinca com massinha de modelar. Ela é branca, com cabelos longos, veste uma roupa jeans e está sentada em uma cadeira cor de rosa

23 atividades para crianças autistas unindo estímulo e diversão

Pré-Escolar e Escolar
Artigo
Mar 28, 2025
12mins

Veja atividades para crianças autistas para ajudá-las no desenvolvimento cognitivo, social e emocional de forma leve e lúdica.

Conhecer atividades para crianças autistas é um diferencial e tanto no desenvolvimento dos pequenos que estão dentro do espectro.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológico-comportamental que modifica a forma como a criança lida e se comunica com o mundo.

Apesar das dificuldades de interação que as crianças com autismo enfrentam, todas têm o mesmo direito de brincar e se desenvolver.

Como você verá, não existe uma técnica única ou exclusiva para crianças do espectro. O segredo é justamente promover a inclusão, respeitando as diferentes sensibilidades e estimulando cada criança no seu ritmo.

Selecionamos algumas atividades para crianças autistas para que as jornadas de aprendizado sejam mais leves e divertidas ao lado dos amigos e da família.

Vamos nessa?

O autismo e sua influência no desenvolvimento das crianças 

Entender como acontece o desenvolvimento das crianças é fundamental para oferecer o suporte adequado para as necessidades individuais de cada uma delas. 

Bebês e crianças podem ter alguns prejuízos em áreas diferentes do desenvolvimento, como dificuldade em organizar pensamentos, atrasos na linguagem e comunicação, alterações comportamentais, e desafios em interações sociais. Mas não é porque a forma de pensar e processar informações é diferente que só existem pontos negativos no desenvolvimento.

Quando pensamos no autismo, costumamos focar só nos desafios que ele pode trazer. Mas é importante reconhecer que algumas características podem trazer impactos positivos e contribuir para o desenvolvimento das crianças com autismo. 

Muitas crianças neuroatípicas têm interesses intensos em áreas específicas. Esses interesses podem aparecer desde muito cedo, e se tornar uma fonte de motivação e aprendizado por bastante tempo, podendo se desenvolver e até se tornar uma carreira. 

Outra característica muito comum em autistas é a grande capacidade de concentração e atenção aos detalhes, como quando a criança se envolve facilmente em atividades que pedem foco e precisão. Passar horas montando um quebra-cabeças, ou fazendo desenhos detalhados, pode ser uma ótima forma de estimular o desenvolvimento da criança.

Apesar de compreenderem o mundo e as relações sociais de uma forma única e diferente de pessoas neurotípicas, crianças autistas costumam ter interações sociais com muita honestidade e autenticidade. Elas tendem a ser diretas e sinceras, sem filtros sociais, o que é uma ótima forma de criar conexões genuínas e profundas com as pessoas em quem ela confia.

O desenvolvimento das crianças com autismo pode até ser diferente das neurotípicas, mas assim como toda criança, com o suporte adequado, elas podem alcançar seu pleno potencial e desfrutar de uma vida feliz e realizada.

Desenvolvimento das capacidades motoras 

Assim como em crianças neurotípicas, o desenvolvimento motor em crianças autistas passa por diferentes etapas, conforme alcançam os marcos do desenvolvimento infantil.

Nos primeiros anos de vida, as crianças autistas passam pelas mesmas etapas de desenvolvimento motor que outras crianças. Aprendem a rolar, sentar, engatinhar e andar. Mas, às vezes, essas habilidades podem se desenvolver em ritmos diferentes.

Por exemplo, uma criança autista pode demorar mais para começar a engatinhar ou andar, devido a desafios sensoriais ou dificuldades de coordenação.

Isso varia de criança para criança, mas com o apoio e os estímulos certos, ela pode adquirir as habilidades aos poucos, alcançando os marcos do desenvolvimento motor. Cada criança é única, e deve progredir em seu próprio ritmo. Se entender que existem atrasos, o ideal é consultar um médico especialista, para ter orientações individualizadas sobre como proceder.

É importante oferecer uma variedade de oportunidades de brincadeiras e atividades físicas para crianças autistas, para promover o desenvolvimento motor de forma divertida e envolvente. Isso pode incluir brincar com bolas, explorar texturas diferentes, e participar de jogos que estimulem a coordenação motora e o equilíbrio.

Ao observar o desenvolvimento motor de uma criança autista, é importante lembrar que cada criança é única e pode progredir em seu próprio ritmo. Celebrar cada conquista, por menor que seja, é essencial para incentivar e apoiar o desenvolvimento da criança.

Com compreensão, paciência e estímulo adequado, as crianças autistas podem desenvolver suas capacidades motoras e alcançar seu pleno potencial.

Qual é a importância das atividades para crianças autistas? 

As atividades para crianças autistas são importantes porque facilitam a interação delas com outras pessoas – como familiares, colegas, professores, entre outros.

Afinal, uma das principais características do Transtorno do Espectro Autista é a dificuldade de comunicação, tanto na expressão quanto na compreensão de informações.

As atividades para crianças autistas não atuam somente nas dimensões socioemocionais. Elas também são ferramentas valiosas para o desenvolvimento cognitivo e podem ajudar na coordenação motora e na consciência fonológica.

Como incentivar as atividades para crianças autistas? 

Para incentivar as crianças com autismo a interagirem mais nas atividades, algumas adaptações podem ser feitas. Confira:

  • É comum que crianças com autismo tenham interesse por algum assunto ou objeto específico. Pode ser qualquer coisa, como baleias ou uma personalidade da TV. Que tal utilizar esse tema que a criança ama e inseri-lo nas atividades?
  • Estímulos visuais costumam facilitar o aprendizado de crianças autistas, pois elas tendem a ter maior dificuldade em imaginar conceitos abstratos. 
  • Aliás, vale estimular todos os outros sentidos (olfato, tato, audição e paladar), para então observar como a criança reage.
  • No entanto, é bom ir com calma. Apresente o objeto ou brinquedo antes à criança e dê um tempo para que ela se habitue a ele. Avise que tipo de barulho faz, que textura tem, assim ela vai se acostumando aos poucos. 
  • Distribuir as atividades numa rotina organizada e previsível também faz muita diferença para evitar ansiedade e angústia.

O caminho para ajudar a criança nas atividades é a observação. Assim, você pode entender melhor os gostos, facilidades e dificuldades, respeitando o ritmo dela. É um processo que leva tempo e, aos poucos, o aprendizado será menos complicado para ambas as partes

23 atividades para crianças autistas para fazer em casa 

Chegamos à lista de atividades! São várias opções de brincadeiras que ajudam no desenvolvimento de todas as crianças. Seguindo as dicas anteriores, é possível torná-las mais atraentes e inclusivas também para crianças do espectro. 

Veja quais delas melhor se adaptam à realidade da família, grupo de amigos e da criança – e aproveitem o momento para fortalecer o vínculo afetivo.

Atividades de alfabetização para crianças autistas 

Destacar o som, junto com os aspectos visuais das letras ajuda a todas as crianças nesse processo, indo dos sons mais simples para os mais complexos. Além disso, a leitura em voz alta, expressando emoções ajuda as crianças com autismo a entenderem melhor o contexto da interação. 

  1. Contação de histórias: vale usar livros, fazer desenhos, fazer teatro com fantoches ou até chamar outras pessoas da família para atuar, contando uma história que envolva a criança. Junte todo mundo para ajudá-la a imaginar uma narrativa. Depois, é possível criar uma linha do tempo em conjunto para estimular o raciocínio.
  2. Músicas e rimas: separe um momento para ouvir canções com a criança, cantar junto, assistir a clipes infantis… Isso contribui para o raciocínio dela ao entender a junção de palavras, a consciência de semelhanças e diferenças de fonemas, o sentido de uma frase ou associar imagens a falas.

Competências motoras finas 

A motricidade fina diz respeito a movimentos corporais mais específicos, que não exigem muitos músculos ou partes para serem realizados, porém exigem maior coordenação motora, e são estimuladas com atividades que envolvem a coordenação mão-olho e movimentos precisos, como escrever ou passar uma linha por uma agulha.

  1. Desenhar e colorir: Escolha um lugar em que a criança se sinta confortável, e ofereça papéis de diferentes cores e texturas, junto com materiais como canetinhas, lápis de cor, giz de cera e marcadores. Determine um objetivo, como colorir um espaço determinado, ligar os pontos, ou traçar formas geométricas.
  2. Colocar contas e missangas em cordões: Coloque em um recipiente raso, contas grandes e coloridas para que a criança crie um cordão. Essa atividade promove habilidades de coordenação e concentração.
  3. Brinquedos com texturas sutis podem ser grandes aliados para trabalhar a motricidade fina e as sensações. Ofereça diferentes tamanhos, cores e texturas, podendo ser bolinhas de fisioterapia, ou até os famosos Fidget toys (brinquedos anti stress), como cubos, squeeze e pop its. 

Competências motoras grossas 

A Motricidade ampla (ou grossa), engloba movimentos amplos do corpo, e podem ser estimuladas através de atividades que promovem o movimento físico e a coordenação.

  1. Corrida de obstáculos: Crie um percurso com almofadas, caixas de papelão, e obstáculos simples para a criança pular, escalar e se movimentar. Ao ar livre, convide a criança para fazer a corrida junto com você, e use objetos maiores, como postes e bancos de praça.
  2. Dança livre: Faça uma playlist com as músicas preferidas da criança, podendo ser, inclusive, partes de diálogos de desenhos animados, e convide ela para dançar, incentivando que ela se movimente livremente.
  3. Subir e descer escadas: Um exercício simples, mas muito bom para crianças que já aprenderam a caminhar. Subir e descer escadas com segurança ajuda a fortalecer os músculos das pernas e melhorar o equilíbrio.

Atividades físicas para crianças autistas 

Falando em habilidades motoras grossas, pode surgir a dúvida: uma criança autista pode praticar atividade física normalmente? Em geral, não há restrições para crianças com autismo praticarem qualquer tipo de atividade física. Elas são inclusive muito recomendadas! Porém, em alguns casos, o excesso de barulho e gritaria, como em esportes coletivos, podem ser estressantes. Se for o caso, vale buscar adaptar para grupos menores. Observe sempre!

  1. Caminhada e natação: a atividade física não precisa ser difícil. Simples passeios ao ar livre com a criança podem agregar bastante à saúde. Essas duas opções são ótimas para crianças que precisam de ambientes mais silenciosos.
  2. Basquete: essa é uma ideia de atividade coletiva, que estimula a integração com um time. Mas pode ser futebol, vôlei, entre outros. E não precisa se prender às regras ou à competição, viu? A brincadeira pode ser apenas jogar a bola ao cesto, ou chutar a gol. É só colocar a diversão pra jogo, literalmente.
  3. Brincar de circo: além de ser super divertida, essa atividade pode ser simples. Algumas cambalhotas, pulos e caretas já ajudam a criança a desenvolver consciência corporal e colaboram com a autoestima e autoconfiança. Vocês podem usar acessórios como perucas, chapéus, maquiagem e roupas coloridas para a criança entrar ainda mais no clima de circo.

Atividades lúdicas para estimulação sensorial 

Algumas crianças autistas têm bastante dificuldade em processar texturas irregulares, ásperas ou macias demais. Muitas atividades lúdicas ajudam a desenvolver habilidades como a integração e a regulação sensorial, que são importantes para o seu bem-estar e para o seu desenvolvimento.

Essas brincadeiras também permitem que elas interajam socialmente, se comuniquem e se expressem emocionalmente, facilitando a sua conexão com as outras pessoas e o mundo ao seu redor. Conheça algumas ideias de jogos sensoriais:

  1. Que som é esse? Use objetos com diferentes sons, como chocalhos e sinos, e convide a criança a adivinhar o que está produzindo cada som. Caso a criança não saiba, ou tenha dificuldade em verbalizar, imprima fotos dos objetos e peça que ela entregue ou aponte para o objeto correspondente.
  2. Exploração de luzes: Usando lanternas, luzes pisca-pisca, abajur ou projetores, você pode criar um ambiente sensorial para explorar padrões de luz e sombra. Fique perto de uma parede, e faça movimentos com as mãos para conseguir formas de animais, como um pássaro, por exemplo.
  3. Eu vejo você: Escolha um momento em que você e a criança estão em tranquilidade, e peça que ela toque o seu rosto com as duas mãos. Encoraje ela a explorar o nariz, os cílios, sobrancelhas, a orelha, a textura do seu cabelo. Caso a criança se sinta confortável, peça que ela diga o que sente quando toca. É uma boa atividade para casos em que a criança tem alta sensibilidade a texturas diferentes.

Atividades sensoriais calmantes 

  1. Bolhas de sabão: Brincar com bolhas de sabão é uma atividade sensorial relaxante e divertida, que ajuda a desenvolver habilidades de respiração e concentração. No caso de crianças mais velhas, é possível incentivar que elas façam a mistura de água com sabão.
  2. Massagem com óleos essenciais: Faça uma massagem suave com óleos essenciais, como lavanda ou camomila, para proporcionar relaxamento e estimular os sentidos.
  3. Brincadeira com bolas de algodão: Encha um pote ou bacia com bolas de algodão e convide a criança para brincar e explorar a textura macia. Adicione água morna para uma sensação mais aconchegante.

Atividades de matemática para crianças autistas 

Tornar a matemática o mais concreta possível é o ideal para as crianças, com autismo ou não. Mesmo que a escrita já esteja desenvolvida, é importante retomar as instruções verbalmente para facilitar a compreensão.

  1. Contagem de objetos: para as crianças que estão começando a ter contato com a matemática, é interessante colocar operações simples no dia a dia, como adição e subtração. Utilize sempre materiais concretos, como tampas de garrafa ou frutas.
  2. Dominó: um jogo que envolve operações matemáticas, raciocínio lógico e, quem sabe, um pouco de estratégia da criança.
  3. Quebra-cabeças: ajuda a criança a entender as formas geométricas e, ao mesmo tempo, estimula o uso da imaginação. 

Além do quebra-cabeça tradicional com imagens pré-definidas, vale apostar também no tangram. O quebra-cabeça chinês tem 7 figuras (5 triângulos de tamanhos diferentes, 1 quadrado e 1 paralelogramo) e permite a criação de mais de 5 mil desenhos.

Atividades de escrita para crianças autistas 

Atividades que desenvolvem a coordenação motora fina são essenciais para o desenvolvimento da escrita. Mais uma vez, vale lembrar que isso é importante para todas as crianças, independentemente do espectro. Porém, entre as crianças com autismo é importante lembrar que alguns materiais podem provocar sensações desagradáveis. Por isso, esteja atento para ajudar.

  1. Massinha de modelar: além de colaborar com a coordenação fina, essa atividade permite que vocês moldem letras e números para brincar com eles. Vale brincadeiras com argila, tinta e areia também. No caso de crianças com maior sensibilidade táctil e que não gostem de se sujar, é interessante ter sempre uma toalhinha junto, para que elas possam resolver esse ponto sem deixar de brincar. 
  2. Em cima da linha: segurar um lápis com firmeza nem sempre é fácil para uma criança com autismo. Depois de ajudá-la com isso, que tal treinar um pouco o formato de cada letra? Faça diversas letras ou formas geométricas pontilhadas no papel e deixe que a criança escreva por cima, traçando linhas em cima do pontilhado, até que consiga fazer traços mais uniformes.
  3. Diário: um exercício que incentiva a expressão dos sentimentos, a organização dos pensamentos e, se for do interesse da criança, a construção de histórias. Pode ser feito em parceria com os pais, e depois da alfabetização, seguir para a escrita autônoma.

Como descobrir quais são as melhores atividades para crianças autistas?

A experimentação é a chave: só assim você e a criança podem descobrir juntas quais são as melhores atividades para ela.

Ninguém pode afirmar que “toda criança autista tem facilidade com matemática” ou que “elas não gostam de desenhar”, por exemplo. O autismo tem diferentes graus (do leve ao severo) e cada pessoa autista tem sua própria personalidade e características. 

Uma boa dica para esse processo é deixar a criança escolher e liderar a brincadeira, expondo suas opiniões de forma ativa. Tente não se prender muito a regras que não são tão importantes, pois muitas limitações podem dificultar o aprendizado.

Assim, nem sempre a atividade que funciona para uma pessoa, vai ser efetiva para a outra. Na dúvida, é sempre bom conversar com os educadores e profissionais que acompanham a criança. Combinado?

Por fim, vale lembrar: estimular é importante, mas as crianças também precisam de descanso. Se elas gostam de brincar sozinhas, esse momento deve ser respeitado. Não precisa forçar a interação o tempo todo, não é mesmo? Afinal, já que cada um tem seu tempo, por que a pressa?

Referências

GRANDIN, T. O Cérebro Autista: Pensando Através do Espectro. 2006

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