Mantenha-se alerta aos sinais de alergia durante a alimentação complementar
Começam uma nova etapa, mas não se esqueça de continuar atenta a qualquer sintoma
Veja quais são os sinais de alergia durante a alimentação complementar
A alimentação complementar é o início de uma grande etapa, onde o seu bebê conhecerá novos sabores e texturas com a introdução de alimentos diferentes do leite materno. É por isso que você deve estar atenta a qualquer sinal ou sintoma que possa indicar que o seu bebê tem uma reação alérgica.
Os sinais de alergia podem aparecer minutos ou horas depois da primeira porção, como também pode reagir depois de ter consumido referido alimento em várias ocasiões. Se o seu bebê apresenta algum dos seguintes sintomas depois de ter consumido um alimento novo, consulte seu profissional de saúde.
Veja quais são os sintomas de alergia alimentar em crianças
- Seu choro se torna estridente ou com um som parecido ao de um ronco;
- Cólicas que aparecem somente depois de consumir certos alimentos;
- Vômito;
- Diarreia;
- Coriza, congestão, tosse ou espirros;
- Problemas para respirar;
- Irritações na pele, como erupções ou urticária.
Alergia alimentar em crianças: diagnóstico e tratamento
Para confirmar a alergia alimentar no seu filho, o pediatra pode solicitar exames complementares, após a confirmação da alergia a determinado alimento.
As dicas não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar o pediatra de seu filho para obter orientações individualizadas.
Como introduzir alimentos alergênicos?
A nutricionista Maria Isabel Maia conta qual é o momento ideal para oferecer os alimentos considerados alergênicos durante a introdução alimentar. Assista ao vídeo:
Artigos relacionados