5ª Semana de Gravidez
Ainda que o tamanho do embrião não ultrapasse o de uma ervilha, o crescimento se dá a passos gigantescos. Relativamente! Saiba mais sobre a quinta semana de gravidez.
Desenvolvimento do bebê na 5ª Semana de Gravidez
Embora não seja visível a olho nu, o desenvolvimento do bebê, nesse período, é rápido. Já tem a formação dos dois hemisférios cerebrais, ou seja, do que será o cérebro. Os “órgãos sensoriais” também começam a surgir com o contorno dos olhos e das orelhas e já temos o esboço do que serão o nariz, a boca e o rostinho. O sistema pulmonar e o digestivo, surpreendentemente, também estão, pouco a pouco, em formação. O coração já se desenvolveu o suficiente e se tornou mais proeminente. Se já for o momento de fazer uma ultrassonografia, você verá claramente o coração bater! No útero, o pequeno ser, já começa se formar lentamente, mas com segurança.
Mudanças no corpo na 5ª Semana de Gravidez
Agora, na quinta semana de gravidez, talvez você comece a observar mudanças em seu corpo. São muitas as mulheres que sentem alterações, mesmo nessa fase tão precoce. Pode ser que você esteja mais tensa ou irritadiça que o normal. Isso se deve às alterações hormonais pelas quais está passando, que, além de afetar seu estado mental, podem também causar determinadas mudanças físicas. Os seios ficam inchados e algumas mulheres sentem certa pressão, ou mesmo um pouco de dor, na região pélvica, causada pelo aumento da irrigação sanguínea. Tudo isso é normal e faz parte desse maravilhoso processo.
O que comer e o que não comer na 5ª Semana de Gravidez
É bem provável que você já tenha sentido náuseas. Sim, os enjoos chamados matinais não se limitam às manhãs. As náuseas, infelizmente, são também um passo necessário até que o corpo se acostume a todas as mudanças que ocorrem dentro dele. Há várias medidas que você pode tomar para aliviar as náuseas. A primeira é evitar o jejum, pois um bom café da manhã pode proporcionar a você a ingestão dos carboidratos necessários para iniciar o dia em boa forma. Tente, também, distribuir as refeições: prepare um pequeno lanche no meio da manhã e outro à tarde, além das três refeições principais. É possível que, no início da gravidez, você perca peso por causa dos vômitos: isso é temporário, mas sempre acompanhe com seu médico. Uma última sugestão, que você deve levar em conta, é a ingestão de quantidades suficientes de água para se manter hidratada.
Conselhos às gestantes na 5ª Semana de Gravidez
Como você pode ter certeza de que está grávida?
Um dos primeiros sintomas clássicos de gravidez é a falha da menstruação. Na quinta semana um teste de gravidez poderá indicar, de forma confiável, se você está de fato grávida. Mas, para ficar totalmente segura, será preciso consultar um médico – e quanto antes melhor! Além da certeza de que será mamãe poderá reduzir o risco de complicações.
Nesse momento de sua gravidez a consulta ao médico é necessária para, por exemplo, determinar se o óvulo está corretamente implantado na parede do útero e para calcular a data prevista do parto, o que é muito importante no planejamento do futuro!
Artigos relacionados