Veja as 5 dicas para criar sua história de dormir ao seu filho
A história para dormir é um clássico que atravessa gerações e encanta crianças do mundo inteiro. Ao criar um cenário cheio de fantasia, esse hábito ajuda a exercitar o lado criativo e lúdico do seu filho e também é um ótimo método para quem quer saber como fazer o bebê dormir a noite toda. É claro que você pode optar por livros infantis com os grandes clássicos, como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e Branca de Neve e os Sete Anões, mas você já pensou em criar sua própria história? Personagens com características únicas, locais encantados e tudo mais o que você quiser podem estar nesse momento entre mãe ou pai e filho. Além disso, essa é uma ótima maneira de aumentar os laços com o seu filho e transformar a sua história para dormir em lembranças de vão durar a vida inteira. Gostou da ideia mas não sabe por onde começar? Vamos te ajudar com dicas que farão de você a melhor contadora de histórias de todos os reinos - encantados ou não!
Dica 1. Pense no tema da história infantil para dormir que você quer contar
Você pode usar esse momento para contar histórias que tenham alguma mensagem. Empoderar a sua filha? Ajudar o seu filho a perder o medo de alguma coisa? Contar uma situação na família (mudança, chegada de um irmão)? Tudo isso é possível!. Além disso, você pode simplesmente deixar a história fluir com heroínas, animais imaginários, castelos mágicos e rios de chocolate, basta deixar a criatividade solta!
Dica 2. Crie poucos personagens, a história para dormir não precisa ser muito complexa
Lembre-se que seu pequeno ainda é uma criança e memorizar muitos personagens pode ser muito complicado, o que facilita que ele disperse a atenção. Dois ou três personagens, como um rei e uma rainha, são suficientes para uma história muito rica em informações e conhecimento. Você também pode relacionar os personagens a pessoas da convivência do seu filho: a mãe, o pai, o irmão.
Dica 3. Leve características e gostos da criança para a história para dormir
Criar uma identificação com a história vai fazer a criança querer participar e prestar atenção. Pode ser um traço da característica física, de personalidade ou idade, por exemplo. Esse ponto é muito importante para uma criança com deficiências físicas, já que a representatividade pode fazer muita diferença na autoestima dela. Isso porque, ao ouvir uma história que ressalte suas condições, de uma maneira positiva, o pequeno pode ficar contente e inspirado para superar qualquer adversidade, e se sentir incluído em uma situação que normalmente não é representado.
Dica 4. A história infantil para dormir não pode ser prolixa
Se uma história que enrola para chegar em algum lugar é chata para adultos, imagina para crianças. Por isso, use uma linguagem simples e direta. Por exemplo, se você insinuou que o personagem vai comer uma salada de frutas, não demore muito para fazer ele comer a salada de frutas. Depois de um tempo a criança vai se apegar a outra informação e vai esquecer de alguma coisa que você queria usar como gancho ou para finalizar a história.
Dica 5. Cuidado com o vocabulário da história para dormir. Literatura infantil tem que ser simples e direta
Lembre-se que as crianças ainda estão construindo o seu vocabulário. A cada dia elas aprendem uma palavra nova, mesmo que ainda não saibam muito bem o significado delas. Por isso, não use palavras que você não costuma usar com o seu filho. Mas tenha cuidado: isso não significa ser tatibitate, apenas usar palavras que façam parte do universo no qual a criança está inserida. Inspire-se na linguagem dos livros infantis que você lê para o seu filho para ter uma referência de um vocabulário simples, mas instigante e que ele possa se relacionar. No dia seguinte, você pode, inclusive, perguntar o que ele se lembra da história e o que aprendeu com ela, pois assim, além de garantir um entretenimento para seu pequeno, você também está estimulando seu desenvolvimento.
Artigos relacionados