Desenvolvimento do feto na 36ª Semana de Gravidez
Nessa etapa, seu filho já atingiu um bom peso e tecnicamente poderia prescindir do cordão umbilical. A nutrição contínua e automática fornecida pelo cordão será interrompida quando ele nascer e passar a receber alimentação por meio de mamadas regulares. Terá então de se acostumar a esperar pela mamada seguinte! Do mesmo modo, após o parto, a placenta deixará de funcionar como pulmões. A partir do primeiro choro, o líquido amniótico que enchia suas vias aéreas será eliminado, e tudo passará a funcionar corretamente com as respirações independentes iniciais.
Mudanças no corpo na 36ª Semana de Gravidez
Na 36ª semana de gravidez sua barriga está tão proeminente que fica difícil se abaixar para pôr os sapatos. Talvez você prefira usar sapatos de forma larga e confortável, mais fáceis de calçar. Não tenha receio de pedir a ajuda ao seu companheiro para se vestir. De modo geral, um pouco de descanso extra será bem-vindo para você. Com a barriga grande, até mesmo as tarefas mais simples se tornam bastante desgastantes e podem causar danos às costas. Talvez seus familiares, ou alguma amiga, possam ajudá-la um pouco nas tarefas domésticas, fazer compras ou até mesmo cozinhar de vez em quando.
O que comer e o que não comer na 36ª Semana de Gravidez
Pense em sua forma de comer como um modo de ser mais zen e de evitar o estresse. Procure consumir grandes quantidades de verduras e frutas frescas, peixes frescos e bons carboidratos. Lembre-se de que alguns alimentos são mais ricos em nutrientes do que outros. O magnésio, presente em certas águas minerais (isso é indicado no rótulo), no chocolate meio amargo e nas sementes de girassol e de abóbora, ajuda a evitar o estresse diário. A vitamina B6 pode ser encontrada na soja, levedura de cerveja, bananas, nozes e nos cereais integrais e é importante para o funcionamento saudável do sistema nervoso. O aminoácido tirosina, presente nos laticínios e nas carnes brancas, é um precursor de muitos hormônios e substâncias que limitam o estresse físico, o que significa que liberam uma saudável reação em cadeia. Lembre-se, por fim, de que o prazer obtido quando comemos nossos alimentos preferidos provoca a liberação de endorfinas, que produzem sentimentos de euforia e bem-estar. E isso é fantástico!
Conselhos às gestantes na 36ª Semana de Gravidez
A escolha do nome da criança é extremamente simples para alguns casais. Para outros, porém, pode ser motivo de discussão. Isso não deveria ser assim! Você pode procurar inspiração em diversas fontes, como os livros (que contêm com frequência nomes míticos e exóticos, além dos mais tradicionais), no histórico familiar ou em artistas ou personagens de seus filmes favoritos. Uma possibilidade é fazerem listas desse processo de escolha. Você faz uma, por exemplo, e seu parceiro faz outra. Se o mesmo nome aparecer nas duas listas, pronto, a escolha já está feita! Muito fácil! Um pequeno conselho: não envolva muitos amigos e familiares nesse processo. Na verdade, não há nada mais entediante do que ouvir comentários do tipo “eu tive um cachorrinho que se chamava assim!” sempre que você menciona um nome de sua preferência.
Artigos relacionados