Desenvolvimento do feto na 30ª semana de gravidez
Mas o que foi isso? Você sentiu um movimento que não parecia um pontapé normal? Bem, talvez o feto esteja com soluços. Isso pode ocorrer se ele tiver engolido um grande volume de líquido amniótico. Além de senti-lo, você pode até mesmo ouvi-lo. Deve ficar preocupada? Nem pensar, é assim que o bebê pratica seus movimentos respiratórios. Na 30ª semana de gravidez a formação dos órgãos sexuais se conclui. Além disso, o feto já vê muito bem e responde aos estímulos sonoros. Ouve especialmente bem as frequências baixas de determinadas músicas e a voz do pai, e isso pode desencadear movimentos e aumentar o ritmo cardíaco, o que é visível na ultrassonografia.
Mudanças no corpo na 30ª semana de gravidez
Há poucas semanas você começou a desfrutar os primeiros movimentos de seu bebê. Mas agora a ginástica do feto talvez já não seja tão divertida: com todas as mudanças ocorridas no corpo, sua barriga cresceu de tal forma que, quando ele a empurra contra as costelas com movimentos bruscos, você pode sentir dor. Nessa fase, conforme o caso, algumas mamães já começam a sentir dor e desconforto no corpo todo. O aumento do fluxo sanguíneo enfraquece as articulações, os ligamentos e os músculos, mas não se preocupe, pois tudo isso voltará ao normal!
O que comer e o que não comer na 30ª semana de gravidez
Se você trabalha, em breve entrará em licença-maternidade, se é que já não interrompeu suas atividades normais. Aproveite essa mudança de ritmo! Descanse o máximo que puder e comece a se preparar, tranquilamente, para a chegada de seu filho. Esse é um bom momento para voltar a prestar atenção na alimentação. As frutas e as verduras lhe fornecem vitamina C, necessária para proteger as células e as veias. Isso também melhora a absorção de ferro, que ajudará na reposição dos glóbulos vermelhos.
Conselhos às gestantes na 30ª semana de gravidez
Se seu trabalho exige que você fique sentada o dia todo na frente do computador, provavelmente já se perguntou se isso é seguro para o desenvolvimento do feto. A radiação da tela do computador não afeta nem a mãe nem a criança. Estudos já realizados demonstraram claramente que essas telas não acarretam nenhum risco adicional, nem outro problema qualquer, durante a gravidez. Mais uma preocupação que você pode excluir de sua lista!
Artigos relacionados