Desenvolvimento do feto na 28ª semana de gravidez
Com 28 semanas de gestação, o feto está cada vez mais preparado para respirar o ar exterior. A pele começa a parecer menos enrugada porque, por baixo dela, teve início o acúmulo de gordura. Mas os pulmões e os alvéolos ainda estão cheios de líquido amniótico, que desaparecerá rapidamente após o nascimento. A criança já tem capacidade de autorregular a temperatura corporal, o que lhe permitirá a adaptação à temperatura externa quando finalmente abandonar seu confortável lar, o interior do corpo da mamãe.
Mudanças no corpo na 28ª semana de gravidez
Às vezes você nota certa tensão nas costas ou percebe que sua barriga está dura? Talvez sejam as contrações de Braxton Hicks, também conhecidas como “falso trabalho de parto”. Não se preocupe. Isso quer dizer apenas que seu útero está “treinando” para o parto. Se tais contrações persistirem, isso pode significar que você está se esforçando demais! Evite carregar peso e faça pausas frequentes em suas atividades ao longo do dia. Se as contrações não cessarem, ou se intensificarem, consulte o médico mesmo que seja só para ficar tranquila.
Sintomas na 28ª semana de gravidez
- Coceira ou estrias na barriga: sabe aquele óleo de amêndoas cheirosinho? Ou o hidratante que seu médico recomendou? Passe para ajudar a aliviar a coceira associada à pele esticada e também para evitar o aparecimento de estrias.
- Azia ou refluxo: evite comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas. Já vai ajudar bastante! Outra dica para aliviar este desconforto, é ingerir pequenas quantidades de comida em intervalos menores (de 2 a 3 horas).
- Inchaço nos pés e pernas: sentar ou deitar com os pés pra cima é uma delícia, né? Faça isso sempre que possível. Importante também ingerir pelo menos 8 copos de água por dia e fazer os exercícios recomendados pelo médico para melhorar a circulação.
- Insônia: priorize a posição que for melhor para você, mamãe. No entanto, dormir de lado e com um travesseiro entre as pernas pode ajudar bastante! Lembre-se que uma rotina de sono bem estabelecida e um ambiente calmo, juntos, são o combo perfeito para uma excelente noite de descanso.
A dieta durante a 28ª semana de gravidez
Cada refeição que você faz prepara a criança para o momento de provar de fato os alimentos. Através do líquido amniótico chegam até ela as moléculas aromáticas da comida, assim como os hormônios do prazer (sim, existem hormônios do prazer no cardápio dela!). Depois do parto, a criança recordará esses sabores e, se você mantiver uma dieta variada durante a fase de amamentação, tais hormônios darão sabor ao seu leite. Esses momentos partilhados com seu bebê ajudam ambos a se preparar para a relação que terão quando ele vier ao mundo.
Conselhos às gestantes na 28ª semana de gravidez
São muitas as mulheres que se preocupam com a possibilidade de um parto prematuro, mas a maioria dos bebês nasce na época certa. Uma boa notícia: se seu filho nascer agora, provavelmente conseguirá respirar sozinho. É esperado que os pulmões continuem a evoluir mais e mais, os vasos sanguíneos continuem se desenvolvendo e os brônquios comecem a se diversificar. O mais importante é que você não fique estressada nem por esse e nem por nenhum outro motivo!
O que esperar das próximas fases, já que o grande momento está chegando? Confira os artigos sobre a 31ª e 34ª semanas de gestação.
Ainda com dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê? No Nestlé Baby and Me você encontra muitas dicas interessantes.
Lembre-se que as orientações acima não substituem uma consulta médica. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
Artigos relacionados