Desenvolvimento do feto na 27ª semana de gravidez
O feto precisa continuar a crescer. O sistema respiratório da bebê já tem tudo o que é necessário para funcionar, mas ainda é imaturo demais para funcionar por si só. Os pulmões estão divididos em mais de 17 níveis e formam a árvore brônquica, mas se seu filho nascesse agora teria muita dificuldade de respirar. De fato, os alvéolos pulmonares ainda não estão bem desenvolvidos e antes da 35ª semana de gravidez não haverá suficiente surfactante pulmonar (substância que reveste o interior da superfície alveolar para facilitar a abertura das células e prevenir a flacidez). Assim, relaxe enquanto seu filho cresce um pouco mais.
Mudanças no corpo na 27ª semana de gravidez
Já se passaram 29 semanas desde que você teve a última menstruação, um grande descanso para a maioria das mulheres. Esse período de amenorreia significa que você chegou à 27ª semana de gravidez. Já deve imaginar como seu bebê está grande neste momento, não é verdade? Ele mede cerca de 34 centímetros do alto da cabeça aos dedos dos pés. Para você ter uma ideia: a cabeça dele tem aproximadamente o tamanho de uma laranja pequena. Um verdadeiro prodígio, sem dúvida!
O que comer e o que não comer na 27ª semana de gravidez
Você tem tido dificuldade para dormir bem? Não é a única e, infelizmente, isso é bastante normal. Apesar disso,você pode tentar seguir alguns conselhos nutricionais para melhorar a qualidade do sono. Se o motivo pelo qual não dorme bem é a presença de refluxo e de acidez de estômago, você pode acrescentar outra almofada atrás da cabeça ou até dormir quase sentada! Além disso, prefira jantares mais leves para evitar deitar com o estômago muito cheio. Se sentir fome mais tarde, escolha um iogurte, uma porção de fruta sem acidez ou uma fatia de pão integral com geleia.
Conselhos às gestantes na 27ª semana de gravidez
Mesmo que você já seja uma mamãe experiente, talvez se beneficie com um curso de preparação para o parto. Os especialistas descobrem, constantemente, novas informações que podem ajudá-la durante a gravidez. Além disso, os métodos de parto mudam com frequência. Você deve se familiarizar com as mudanças que ocorrem em seu corpo durante a gravidez e o parto. E também aprender algumas boas técnicas de relaxamento para aliviar a ansiedade quando chegar a hora. Quer outros bons motivos para seguir um curso de preparação ao parto? Talvez você tenha mudado seu plano de saúde e desta vez vá dar à luz em um novo hospital ou talvez vários anos já tenham se passado desde seu último parto.
Artigos relacionados