Desenvolvimento do feto na 24ª semana de gravidez
À medida que as ligações do cérebro da criança recebem melhor os sinais dos órgãos sensoriais receptores, ela armazena cada vez mais experiências sensoriais, como os sabores dos alimentos e os odores. Mais: ela começa a reagir de verdade aos sons. Já está acostumada com seu ambiente sonoro (os batimentos do coração da mãe, a respiração e os ruídos do estômago) e consegue distinguir esse ruído interior de todos os novos sons externos, como a música, a voz da mãe e a do pai, além de todos os outros ruídos menos agradáveis (é uma criança muito preparada!). Por isso, fale com ela. Diga-lhe o que você faz, o que vê, o que ouve e até mesmo o que sente. No momento em que nascer, seu filho será capaz de reconhecer sua voz, a do pai e talvez até a música que você gostava de ouvir durante a gravidez.
Mudanças no corpo na 24ª semana de gravidez
É ótimo ouvir o riso da futura mamãe! Sabia que seu filho está cada vez mais consciente do modo como você se sente? A percepção dele está bem desenvolvida, além de todos os demais avanços físicos mais óbvios. Quando você se sente feliz, ele desfruta e partilha da sua felicidade. Quando está estressada, ele pode sentir sua agitação. Tente não se sobrecarregar demais no trabalho, em casa nem nos momentos de lazer. Embora você esteja em plena forma, tente relaxar de vez em quando. É verdade que ninguém consegue manter a calma em todas as circunstâncias, mas uma futura mamãe descontraída é o que seu querido filho mais quer.
O que comer e o que não comer na 24ª semana de gravidez
Esse é um bom momento para comprovar se você tem feito o possível para obter todo o teor de ferro necessário na sua dieta. Por que isso é importante? Se sua dieta não for suficientemente rica em ferro, as necessidades da criança serão sempre atendidas, mas o ferro será extraído de suas reservas, o que significa que você corre o risco de ter anemia. E não apenas durante a gravidez: a anemia poderá se agravar com o parto. Os alimentos ricos em ferro são: carne vermelha, fígado, lentilhas e gemas de ovos. Em alguns casos, o médico receitará um suplemento de ferro. Mas lembre-se: só tome esse suplemento se for recomendado pelo seu médico. Não se automedique durante a gravidez!
Conselhos às grávidas na 24ª semana de gravidez
Todos agora já conseguem ver que você vai ter um bebê. Muitos não resistem à tentação de fazer previsões sobre o sexo da criança com base na forma de sua barriga. Ainda que muita gente acredite que isso determine o sexo do feto (barriga alta significa que será uma menina, mas se estiver baixa, à altura dos quadris, será um menino, ou alguma variação desse tipo), essa é uma crença completamente infundada. É coisa de nossos avós! As previsões podem ser divertidas, mas se você quiser realmente saber o sexo da criança, pergunte ao médico durante a ultrassonografia.
Artigos relacionados