Como está o bebê após 22 semanas de gestação
O bebê já vai ganhando forma e o corpo da gestante passa por algumas mudanças; saiba já quais são!
Com 22 semanas de gestação, as mudanças no corpo da mulher são perceptíveis. Aliás, 22 semanas de gestação são 6 meses, e a famosa barriga de grávida já aparece nesta fase e o bebê vai ganhando forma; mas ainda são muitas as dúvidas sobre essas modificações corporais, principalmente se elas, de fato, são normais ou incomuns.
Pensando nisso, o Nestlé Baby&Me preparou um material sobre o desenvolvimento do bebê na barriga da mãe e essas mudanças que ocorrem no corpo da gestante. Saiba como lidar com as dificuldades enfrentadas nesta etapa e como deve ser feito o acompanhamento com o médico.
Boa leitura!
Como está o bebê com 22 semanas de gestação?
Até a 20ª semana de gestação, os sistemas circulatório e urinário do bebê já estão funcionando. Nesta etapa, os seus movimentos já podem ser percebidos pela gestante. Inclusive, ele já começa a ouvir e identificar sons, como a voz da própria mãe, e tem expressões faciais.
Já a partir da 21ª semana, os órgãos estão amadurecendo e os músculos ficando mais fortes. É o período em que o corpo produz células sanguíneas, responsáveis pela luta contra infecções.
O Nestlé Baby&Me tem um vídeo explicativo sobre essas etapas da gestação. Confira já!
O que é normal sentir com 22 semanas de gestação?
“Ali, por volta das 22 semanas, o mais importante é que ela já comece a sentir o bebê. Com 20 semanas, o fundo do útero já chegou no umbigo, então já tem aquela barriguinha de grávida mesmo. As mulheres sentem que cintura fica maior até atrás, e a mama às vezes cresce mais”, conta a Dra. Helena Cossich sobre as mudanças que ocorrem no corpo da mulher.
A essa altura, a grávida também passa a enfrentar algumas dificuldades como dores nas costas e cansaço. A especialista explica que devido ao peso do bebê, esses incômodos acabam sendo frequentes. Afinal, é peso somado ao líquido amniótico e à placenta. Segundo ela, as atividades físicas ajudam a superar esse desafio.
“O bebê vai ficando mais pesado. É o bebê, o líquido e a placenta. Então você tem um peso maior ali que está carregando. Isso te dá mais cansaço, e você sente mais. Por isso que é tão importante fazer atividade física desde antes, para você preparar o seu corpo para ter uma sobrecarga maior. E também lembrar que depois que o bebê nasce, ele engorda, cresce, e você está lá carregando ele. Então é super importante estar com o corpo fortalecido para poder aguentar a maratona que vem pela frente”, explicou a ginecologista.
Como deve ser o acompanhamento médico?
A Dra. Cossich recomenda a consulta de pré-natal uma vez por mês até a 34ª semana de gestação. Depois dessa etapa, as consultas com o médico devem ocorrer de 15 em 15 dias e, somente após a 36ª semana, a frequência de idas ao especialista aumenta, e a grávida passa a ir toda semana.
“A consulta com o obstetra, no pré-natal, não substitui os exames e as outras consultas a mais que devem ser feitas”, reforça a ginecologista.
Saiba mais sobre cuidados gestacionais
O Nestlé Baby&Me possui uma série de conteúdos voltados aos cuidados necessários durante a gravidez, que vão desde as orientações nutricionais e soluções alimentares até o acompanhamento médico em cada etapa. Acesse já!
Artigos relacionados