Desenvolvimento do feto em 21 semanas de gravidez
Embora o bebê ainda não precise usar os sentidos do paladar e do olfato (a futura mamãe já faz todo esse trabalho), ele continua a se desenvolver durante a 21ª semana de gravidez. Os sentidos são ligeiramente estimulados no líquido amniótico, que transporta ao feto as moléculas aromáticas dos alimentos consumidos e o odor do ambiente. Assim, ao nascer, seu bebê já se sentirá atraído pelo cheiro de sua pele, de seu leite, dos sabores doces (devido ao líquido amniótico ser levemente doce) e estará até familiarizado, mais tarde, com os alimentos que você consumiu regularmente no final da gravidez. Em pouco tempo, o cérebro do feto estará suficientemente maduro para memorizar essas experiências sensoriais. O bebê pode começar a conhecer os hábitos alimentares da mãe ainda no útero. Seu filho saberá, por exemplo, se você gosta de comida mediterrânea temperada com alho e especiarias.
Mudanças no corpo em 21 semanas de gravidez
Você tem a impressão de que a gola de suas roupas está muito apertada? É normal que o pescoço inche durante a gravidez. Isso se deve ao fato de que a glândula tireoide também incha, como a barriga e os seios. Dessa forma, algumas vezes, você não consegue abotoar o primeiro botão da blusa. Mas, como tantas outras coisas na gravidez, essa característica também varia de mulher para mulher e não vai demorar para desaparecer: mais, precisamente, em 18 semanas!
O que comer e o que não comer na 21ª semana de gravidez
Seu bem-estar pode depender de alguns ajustes na dieta. Você sente as pernas um pouco pesadas? Se for verão ou se fizer muito calor em casa, ou no trabalho, talvez você sofra de má circulação sanguínea. Comece por beber muita água (de 1,5 a 2 litros por dia). Tente fazer uma caminhada de meia hora diariamente, com sapatos que tenham um pequeno salto para manter o tônus muscular das pernas. Experimente também dormir com as pernas elevadas e sobre o lado esquerdo para aliviar a pressão feita pelo feto, que comprime os vasos sanguíneos maiores. Durante o banho, tente passar um jato de água fria na parte posterior das pernas, do tornozelo ao joelho. Essa medida, embora não muito agradável, é extremamente eficaz!
Conselhos às grávidas na 21ª semana de gravidez
Ultimamente, você tem tido má digestão? Esse é um efeito secundário desagradável e bastante comum da gravidez, causado por alterações hormonais que relaxam a abertura da parte superior do estômago. Isso torna mais fácil do que o habitual, a entrada dos ácidos estomacais no esôfago, gerando a sensação incômoda que você tem sofrido. Quanto maior o feto, maior a pressão sobre o estômago e mais forte o efeito. Um conselho: algumas mudanças dos hábitos alimentares são, com frequência, úteis como fazer cinco refeições mais leves por dia ao invés de três grandes refeições, E não esqueça: mastigue sempre muito bem. Outro truque: se você tiver indigestão a noite, eleve a cabeça para que os ácidos não subam tão facilmente.
Artigos relacionados